Os 10 nomes de meninos mais usados no Brasil e seus significados

Ana Paula Cardoso
Já escolheu o nome do bebê? Veja quais são os nomes de meninos mais populares entre os recém-nascidos no país

Miguel é um dos nomes de menino mais populares no Brasil.


A escolha do nome do bebê é uma das mais sérias decisões na vida dos pais. Marca registrada da pessoa para o resto da vida, dificilmente pais e mães não passaram por algum momento de hesitação antes de bater o martelo sobre esta importante escolha. 

Segundo a pesquisa anual divulgada pelo site Baby Center, a maioria dos meninos que nasceu no Brasil em 2014 ganhou nomes clássicos e simples, como o campeão do ranking de nomes masculinos, Miguel. Em segundo e terceiro lugares aparecem, respectivamente, Davi e Arthur, dois nomes que fazem alusão a reis. 

Apesar de não aparecerem entre no top 10, alguns nomes de menino curtos começam a virar tendência para preencher as certidões de nascimento dos bebês nascidos no País. Gael, Theo, Noah, Ian e Dante são nomes que também começam a despontar entre os recém-nascidos.
 

Nomes compostos para meninos

De acordo coma pesquisa do Baby Center, os nomes compostos já fazem mais sucesso entre os meninos do que as meninas. Em 2014, o destaque foi para o crescimento do número de crianças registradas com o nome de João Miguel, que ficou em terceiro lugar, atrás apenas dos já tradicionalíssimos João Pedro e Pedro Henrique.
 
A escolha do nome composto geralmente baseia-se em uma homenagem a algum membro da família, como pais ou avós. Ou então na vontade de usar um nome popular, mas dando um toque de originalidade. Afinal, a probabilidade de um menino chamado Miguel ter 10 coleguinhas xarás na mesma classe da escola é grande.
 
Outro nome que caiu no gosto dos pais atualmente é Thales, nome de origem grega. Já Gabriel, despontou como o preferido dos papais e mamães durante anos, passou a ocupar o quinto lugar na lista dos nomes de menino mais populares do Brasil. 

Os nomes de menino mais populares e seus significados

1. Miguel. Vem do do hebraico Mika'el. Nome de um arcanjo, cujo significado é ‘semelhante a Deus';

2. Davi. Nome do rei dos hebreus, significa amado e respeitado em hebraico;

3. Arthur. Vem do celta e significaria nobre e generoso, também associado à lenda do Rei Arthur e os cavaleiros da Távola Redonda, que lutam em união pelo bem;

4. Pedro. Do latim pedra é também  um nome bíblico, de um dos apóstolos;
 
5. Gabriel. Outro nome bíblico, que significa ‘homem de Deus’. Teria sido o anjo enviado por Deus para avisar Maria sobre a vinda de Jesus;

6. Bernardo. Sua origem é do alemão arcaico e significa ‘forte como um urso’;

7. Lucas. Nome de origem latina, cujo significado é luminosidade.

8. Matheus. De origem grega, latina e hebraica, significa ‘dádiva de Deus’;

9. Rafael. Vem do hebraico e é o nome de um dos sete arcanjos, que significa 'Deus curou';

10. Heitor. Vem do grego e significa guardião da vitória.
 
Copyright foto: iStock

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto