Tire as dúvidas sobre o nascimento dos dentes do bebê

Ana Paula Cardoso
Quando os dentes começam a nascer e quais cuidados se deve tomar

Nascimento dos dentes podem causar irritação nos bebês.


Uma das fases mais importante do desenvolvimento dos bebês é o nascimento dos dentes. Quando a criança começa a se despedir do tão peculiar sorrisinho banguela, por vezes surgem incômodos. Em paralelo ao aparecimento dos primeiros dentes, é comum a criança apesentar febre, cólicas, dores, falta de apetite e, naturalmente, coceira e irritação na gengiva.

“Em muitos bebés a primeira erupção dentária costuma ser assintomática ou provocar apenas um desconforto ligeiro. Mas, em alguns bebés, podem surgir nervosismo ou grande irritabilidade, salivação abundante e mesmo rejeição da alimentação, porque as gengivas doloridas podem provocar desconforto durante a mamada”, explica odontopediatra Marcelo Ambrósio.

Quando surgem os primeiros dentinhos

Ao nascer, a criança já possui dentinhos com início da calcificação ainda que nem tenham iniciado a erupção. Normalmente, o nascimentos dos dentes inicia-se por volta dos 6 meses e os primeiros dentes a romper costumam ser os incisivos centrais inferiores (no meio da gengiva de baixo), seguidos pelos incisivos centrais superiores.

Posteriormente, rompem-se os outros, até completar a dentição chamada de decídua (dentes de leite), composta por 20 dentes, até aos três anos. Alguns destes dentes decíduos vão cair entre os cinco e sete anos de idade, quando vã nascer novos e definitivos dentes.

Alivie o incômodo do nascimento dos dentes

Na primeira fase de nascimento dos dentes, o bebé tentará levar à boca tudo o que apanhar, na tentativa de atenuar o desconforto nas gengivas. Por isso os pais devem estar bastante atentos nessa primeira fase do nascimento dos dentes, a fim de evitar contaminação através de objetos sujos ou mesmo acidentes como engolir esses objetos.  

Para melhorar este desconforto, pode-se oferecer alimentos mais duros, com aprovação do pediatra, e mordedores de borracha para massagear a gengiva. Massagear as gengivas doloridas e irritadas do bebê com a ponta do dedo também ajuda a diminuir a dor e a tensão.

Higiene dos primeiros dentinhos

higiene bucal dos bebês deve ser iniciada a partir da erupção do primeiro dente de leite (decíduo), duas vezes ao dia, todos os dias. A higiene pode ser feita na hora do banho, não necessariamente após as refeições.

“O importante é remover o biofilme (a placa bacteriana) duas veze ao dia. Pode ser utilizado a princípio uma dedeira de borracha. Não é necessário higienizar após cada mamada, se o bebê mama no peito e não tem todos dentes. Basta limpar com uma gaze umedecida”, ensina a odontopediatra Isabel de Souza.
 
Copyright foto: iStock

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto