Veja os nomes italianos preferidos no Brasil

Ana Paula Cardoso
A Revista da Mulher listou ideias e significados de nomes italianos, 10 nomes de meninos e 10 nomes de  meninas, para os pais se inspirarem.

Bebês registrados com nomes italianos são muito encontrados no Brasil.


Nem só de Marias e Josés, como mostrou o ranking de nomes de brasileiros do IBGE, vivem os registros de nascimento no Brasil. Em um país desenvolvido na base da colonização e imigração, a escolha de como um filho vai se chamar também é influenciada pelos nomes estrangeiros. E os nomes italianos de bebês, tão populares no país, são a prova disso.

Junta-se ao fator imigração a incidência na  literatura, e até as novelas brasileiras, de histórias sobre a chegada de pessoas vindas da Itália para o Brasil. Nomes italianos como Giuliana e Matteo, por exemplo, explodiram no fim da década de 1990, por causa do sucesso da novela Terra Nostra, transmitida pela Rede Globo.

Baseada em dados do IBGE e nos registros das maternidades mais populares do país, a Revista da Mulher lista os nomes italianos preferidos tanto para o registro de meninas como para os nomes de meninos.

Nomes italianos e seus significados

 Veja a seguir os nomes italianos mais usados no Brasil e o que quer dizer cada um deles. (*)

Nomes italianos de meninas

1. Antonella. Significa valiosa, sem preço, de valor inestimável ou alimentada de flores. Antonella é um nome italiano que funciona como diminutivo do nome Antônia, o feminino de Antônio.

2. Bianca. O nome Bianca é a versão italiana de Branca, a partir da palavra italiana bianca, que quer dizer literalmente branca, alva, cândida.

3. Chiara. Significa clara, luminosa, brilhante, ilustre. É a versão italiana para o nome Clara, forma feminina originário do latim claru.

4. Donatella. Ficou muito popular no Brasil após o sucesso da novela A Favorita (Rede Globo,2008). É o diminutivo italiano de Donata, versão feminina de Donato, nome originado no latim Donatus, a partir da palavra donato, que quer dizer, literalmente, 'dado de presente'.

5. Giorgia. É a variante italiana e feminina de George, o mesmo que Jorge, e tem origem no grego Geórgios, composto pelos elementos ge, que quer dizer terra, e érghon, que significa trabalho. Significa, portanto, terra de trabalho.

6. Giovanna. O nome Giovanna é a forma italiana de Joana, variante feminina de João. Seu significado é presente de Deus ou Deus perdoa.

7. Giulia. É a versão italiana de Júlia e significa jovem, jovial, fofa ou filha de Júpiter.

8. Isabella. Declinação italiana para os nomes Isabel ou Elizabeth, significa casta, pura ou consagrada a Deus.

9. Martina. É um dos nomes italianos mais usado em seu país de origem, que só agora começa a ser popularizado no Brasil. Para se ter uma ideia, a utilização do nome teve aumento de 300% desde os anos 1970 até o ano 2000, segundo dados do IBGE. Significa pequena guerreira ou deusa da guerra. 

10. Paola. É a versão italiana de Paula, variante feminina de Paulo, que tem origem latina, derivado de Paulo. Significa de baixa estatura ou delicada.

Nomes italianos de meninos 

1. Alessandro. Alessandro é a versão italiana de Alexandre, nome originado a partir do grego Aléxandros, que significa defensor da humanidade.

2. Enzo. Um dos mais populares nomes italianos no país, significa senhor do lar, príncipe do lar ou governante da casa. Vencedor e gigante são outros significados possíveis para Enzo.

3. Enrico. Um nome italiano que é derivado do nome de origem germânica  Heimirich - o mesmo que desdobrou-se no nome Henrique. Seu significado é casa, domínio ou poder.

4. Filippo. Versão italiana para Felipe, que quer dizer aquele que ama cavalos ou amigo dos cavalos.

5. Giovanni. Assim como Giovana, é a versão em italiano do nome João e também significa agraciado por Deus.

6. Leonardo. Muito usado por diversas gerações na Itália, este nome resiste a cair em desuso e se tornar um nome antigo. Faz sucesso no Brasil por ter a mesma grafia em italiano. Significa forte e valente como um leão. 

7. Lorenzo. Significa habitante de Laurento, uma cidade italiana que atualmente é chamada de Paterno e fica na costa do Mar Tirreno.

8. Luca. Significa luminoso e o nome é a variação italiana de Lucas.

9. Matteo. Variante italiana de Mateus. Matteo significa presente de Deus, ou dádiva de Deus.

10. Pietro. A versão do nome italiano para Pedro, que significa pedra, firmeza ou solidez.

(*)Fonte: Dicionário de Nomes Próprios 

Copyright foto: iStock

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto