Confira 10 ideias de nomes japoneses femininos

Ana Paula Cardoso
Criativos, curtos e praticamente exclusivos, os nomes japoneses femininos são sucesso entre as brasileirinhas, mesmo as que não nasceram com os olhinhos puxados
Nomes japoneses de menina são curtos e quase exclusivos. © iStockphoto.com

A  imigração do povo do Japão no Brasil, ocorrida na sua maior parte nos anos 1940 deixou muitas influências em nossa cultura. Um exemplo este traço são os nomes japoneses de meninos e meninas até hoje usados no Brasil.
 
Os nomes femininos japoneses são, em geral, formado por apenas duas sílabas. Além de curtos, também são praticamente exclusivos. Segundo o projeto Nomes do Brasil, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a frequência mais alta é de Nara, entre os nomes japoneses femininos mais populares, com cerca de 30 mil registros.
 
O nome Kin, um dos mais procurados no site do Dicionário de Nomes Próprios, aparece com uma frequência de apenas 195 meninas registradas com esse nome no país.
 
A Revista da Mulher selecionou 15 nomes japoneses femininos que estão entre os mais consultados na página do Dicionário de Nomes Próprios e juntou algumas ideias pesquisadas em sites das maternidades mais populares do país.

15 Idéias de nomes femininos japoneses

Confira a seguir a lista com 15 diferentes nomes japoneses femininos, acompanhados de seus significados e do número de registros existentes com esses nomes no Brasil, de acordo com os dados da pesquisa nacional de nomes do IBGE.
  1. Emi. Tem um significado emblemático: quer dizer abençoada com a beleza. Este nome nipônico aparece em 1.243 registros no país, de acordo com o IBGE.
     
  2. Haruka. Um nome quase exclusivo: apenas 21 mulheres registradas com este nome no Brasil. Tem o belo significado de perfume de primavera. 
     
  3. Issa. Seu significado está associado aos adjetivos corajosa e valente. No Brasil, apenas 235 pessoas têm esse nome.
     
  4. Junko. Significa a filha pura e tem 259 brasileiras registradas com esse nome.
     
  5. Keiko. Significa criança abençoada ou filha alegre. A frequência deste nome feminino japonês é de 1.278 pessoas no país.
     
  6. Kin. Seu significado quer dizer ouro ou dourada. São apenas 195 meninas registradas com o nome Kin no Brasil.
     
  7. Makiko. Com um belo significado, a filha exuberante da relva, esse nome japonês feminino já registrou 71 meninas no Brasil. 
     
  8. Mari. O nome seria sinônimo de verdade, associado à escrita japonesa cujos caracteres compõem a palavra Mariko, que quer dizer verdade, longa distância, jasmim e aldeia. Um total de 26.173 meninas foram registradas no país com esse nome.
     
  9. Mayumi. Significa rara beleza da razão e há 857 pessoas registradas com esse nome no Brasil.
     
  10. Mika. ter um nome que significa "um agradável aroma" deve até trazer sorte, não? No Brasil, o nome perfumado japonês está no registro de 125 mulheres.
     
  11. Nara. Apesar de ser encontrado também em outras línguas, na origem japonesa significa carvalho ou aquela que nivela, que torna plano. É ainda o nome de uma cidade no Japão. Segundo o IBGE, há 30.913 'Naras' no Brasil.
     
  12. Naomi. Na sua origem japonesa, significa aquela que é bonita e honesta ou a honestidade bela. Os números do IBGE apontam 1.763 brasileiras com este nome.
     
  13. Yumi. Significa beleza abundante e extremamente bela. E apenas 635 pessoas portam um registro com este nome japonês.
     
  14. Yuki. Quer dizer alvo como a neve, branco. É um dos mais exclusivos entre os nomes femininos japoneses: 373 registros no país.
     
  15. Yoko. O nome é formado pela combinação de dois ideogramas: you, que pode tanto significar sol, luz solar ou oceano; e ko, que quer dizer criança. O nome se tornou conhecido através de Yoko Ono, cantora, cineasta e artista plástica, viúva do cantor John Lennon. São 979 mulheres brasileiras registradas com este nome.
     

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto