Inspire-se nos nomes portugueses mais populares

Ana Paula Cardoso
Enquanto Joaquim ressurge no Brasil, já está saturado em Portugal, cedendo lugar a João. Maria continua como o mais popular entre os nomes portugueses mais escolhidos para meninas aqui e do outro lado do oceano

Nomes portugueses continuam a influenciar escolhas no Brasil.


Até o fim do século passado, Portugal tinha leis rígidas para o registro de nomes de bebês. Na terra de Camões e Pessoa, apenas nomes portugueses legítimos tinham vez. Nada de Lourdes (considerado francês), muito menos Wellington ou Washington (nomes anglo-saxônicos) poderiam ser usados para batizar as crianças.

De alguma forma, essa rigidez na lei ajudou a manter uma tradição em relação aos nomes. O que muita gente considerava falta de criatividade por parte dos portugueses, nada mais era do que uma norma para impedir 'aberrações' em relação ao nome dos pequenos. Casos como, no Brasil, de pessoas registradas com o nome 'Doisberto' eram impossíveis de ocorrer por lá.

Curiosidades sobre os nomes portugueses

No Brasil, convencionou-se dizer os nomes portugueses eram somente Manuel e Joaquim para os homens e Maria para mulheres. Considerados no Brasil como sem glamour até bem pouco tempo, estes nomes ressurgiram com força. 

Maria continua sendo o nome feminino mais popular no Brasil segundo 
o Projeto Nomes do Brasil, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entre os nomes de meninos, o nome português Joaquim agora é considerado um nome 'chique', principalmente depois que o nome de foi escolhido para o primeiro filho do casal de celebridades Angélica e Luciano Hulk

Enquanto Joaquim nem aparecia na lista dos 10 nomes de meninos mais populares em Portugal, aqui no Brasil teve crescimento de 52% no número de registros entre os anos 1990 e 2000, de acordo com o IBGE. 

Outra curiosidade é o nome português feminino Margarida. Enquanto quase mil portuguesinhas ganharam este nome em 2015, entre os anos 1990 e 2000, houve uma queda de 48% no número de registros aqui no Brasil, com apenas 708 registros de Margarida em 10 anos.

nomes de meninas como Maria Fernanda ou Maria Paula, nomes portugueses considerados nobres no Brasil, são, em Portugal, nomes relacionados a pessoas de classes de baixa renda, que não têm grande sofisticação na hora de escolher os nomes de bebês. Em um português bem claro, os nomes compostos com Maria na frente são considerados bregas pelos portugueses.

Nomes portugueses mais populares

Apreciados por alguns e rejeitados por outros, os nomes portugueses continuam a influenciar a escolha dos nomes de recém-nascidos no Brasil. Afinal, Portugal foi o país que colonizou o Brasil. Falamos a mesma língua, nossa história se mistura com a de Portugal e até sede do império português o Brasil já foi. 

Veja a seguir os nomes que foram campeões de registro em 2015 em Portugal e a quantidade de bebês registados com esses nomes. Os dados do ranking são do Instituto dos Registos e Notariado de Portugal, divulgado em janeiro de 2016.

Os 10 nomes femininos mais populares em Portugal

  1. Maria – 5324
  2. Leonor – 1999
  3. Matilde – 1889
  4. Beatriz – 1268
  5. Carolina – 1228
  6. Mariana – 1205
  7. Ana – 1060
  8. Inês – 1001
  9. Margarida – 989
  10. Sofia – 950

Os 10 nomes masculinos mais populares em Portugal

  1. João – 1932
  2. Martim – 1778
  3. Rodrigo – 1666
  4. Santiago – 1632
  5. Francisco – 1593
  6. Afonso – 1439
  7. Tomás – 1409
  8. Miguel – 1271
  9. Guilherme – 1187
  10. Gabriel – 1143

Copyright foto: iStock

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto