15 vídeos de canções de ninar modernas: confira a seleção

Ana Paula Cardoso
  • Para embalar o soninho dos bebês, vale a pena conhecer algumas composições de músicos renomados, que nem tinham o objetivo de acalentar, mas que têm sido usadas como cantigas de ninar

    Canções de ninar compostas por músicos famosos ajudam a embalar os bebês.


    Os pais sempre sonham em embalar seus bebês e levá-los a um sono tranquilo. Ao longo de muitos anos, as canções de ninar tradicionais sempre serviram como ferramenta de auxílio para levar os pequenos a dormirem como anjos. A maior parte dessas cantigas vieram de folclore, sem sequer conhecermos os seus compositores.

    Mas como muitos músicos conceituados acabaram inspirando-se nas canções de ninar como se fosse um gênero, não faltam hits contemporâneos, compostos por artistas célebres, que têm ajudado a embalar o soninho dos bebês.

    LEIA TAMBÉM

    Nana neném, Boi da cara preta e outros acalantos para embalar os pequenos



    É ocaso de "Acalanto para Helena", de Chico Buarque, música que o compositor fez para a filha e que já ganhou gravação em diversas vozes. Ou mesmo a canção Beautiful Boy, a icônica balada que John Lennon compôs como uma canção de ninar para seu filho com Yoko Ono, Sean.

    De Villa Lobos e sua Se Essa Rua Fosse Minha, até Leãozinho, de Caetano Veloso, confira a seleção de vídeos de 15 músicas que, mesmo sem terem sido compostas com este fim, atualmente caíram no gosto popular como canções de ninar.

    Copyright foto: iStock
  • Acalanto -Dorival Caymmi


    Um dos clássicos da música popular brasileira, a canção "Acalanto" foi composta por Dorival Caymmi como uma canção de ninar para sua filha, Nana Caymmi. Ela virou cantora e acompanha o pai na versão acima.

    Copyright vídeo: YouTube
  • Acalanto para Helena - Chico Buarque


    Assim como a "Acalanto" de Dorival Caymmi, Chico Buarque também fez a música "Acalanto para Helena" como uma canção de ninar em homenagem a uma de suas três filhas. 

    Copyright vídeo: YouTube
  • A Casa - Vinícius de Moraes


    O poeta e músico Vinícius de Moraes criou um repertório de músicas infantis para o seu disco A Arca De Noé. "A Casa", presente no álbum, virou uma das composições preferidas de canção de ninar da autoria de Vinícius. No vídeo, o grupo vocal Boca Livre faz uma bela versão da composição do 'poetinha'. 

    Copyright vídeo: YouTube
  • Beautiful Boy - John Lennon


    John Lennon não cansava de dizer que a paternidade de seu segundo filho, Sean Yoko Lennon, lhe deu a possibilidade de se aprimorar e tornar-se um pai melhor do que fora para Julian, seu filho mais velho, fruto do primeiro casamento. A maturidade do ex-Beatle legou ao mundo a bela balada "Beautiful Boy", uma canção de ninar feita para Sean e que tornou-se um ícone sobre a relação entre pais e filhos.

    Copyright vídeo: YouTube
  • Canção de Ninar Meu Bem - Vinícius de Moraes


    E mesmo uma canção romântica, se foi composta pelo 'poetinha', pode ganhar uma doce cadência. Ideal para se transformar numa canção de ninar. Vinícius de Moraes compôs "Canção para Ninar Meu Bem" em homenagem a uma de suas inúmeras musas inspiradoras. Mas por que não embalar os bebês aos som desta canção de amor? Nesta versão, a voz é de Maria Creuza.

    Copyright vídeo: YouTube
  • Clareana - Joyce


    A cantora e compositora Joyce participou de um festival de MPB nos anos 1980 com esta composição, "Clareana", feita em homenagem às filhas Clara e Ana. Na época estava grávida do terceiro filho e a frase 'e quem mais chegar' ficou célebre nesta canção de ninar, que virou um clássico da Música Popular Brasileira.

    Copyright vídeo: YouTube
  • Espatódea - Nando Reis


    A música "Espatódea", composição de Nando Reis, ficou mais conhecida como Zoé, que é o nome de sua filha e musa inspiradora da música, com cadência e letra bem adequadas para transformá-la em uma canção de ninar.

    Copyright vídeo: YouTube
  • Leãozinho - Caetano Veloso


    A canção "Leãozinho" foi composta por Caetano Velosos para sua primeira esposa, Dedé, que era do signo de leão. Mas a balada romântica tem um compasso bem adaptado a uma canção de ninar. E com a repetição dos versos 'gosto muito de você, leãozinho', fica difícil resistir a cantá-la a um bebê.

    Copyright Vídeo: YouTube
  • Não Acorde o Neném - Moreno Veloso


    E que tal uma canção de ninar na versão sambinha? O músico Moreno Veloso, filho do consagrado Caetano Veloso, compôs a música "Não Acorde o Neném", com letra de canção de ninar e ritmo de samba. Muito fofa! 

    Copyright vídeo: YouTube
  • Ninar - Adriana Calcanhoto


    Adriana Calcanhoto também é uma compositora conhecida por interpretar diversas músicas para crianças. "Ninar" é uma baladinha gostosa e que brinca com o nome Nina e o ato da ninar. Ótima para virar uma canção de ninar fora dos padrões.

    Copyright vídeo: YouTube
  • O Filho que Eu Quero Ter - Toquinho


    O compositor Toquinho foi um dos grandes parceiros de Vinícius de Moraes. Juntos, compuseram diversas obras-primas. Mas é sua música "O Filho que Eu Quero Ter" que mais se aproxima de uma canção de ninar.

    Copyright vídeo: YouTube
  • Rock and Roll Lullaby - B.J. Thomas


    Pato Fu e a voz doce de Fernanda Takai são responsáveis por essa versão da canção de ninar "Rock and Roll Lullaby", um clássico do cancioneiro romântico americano, sucesso da década de 1970 na voz de B.J. Thomas.

    Copyright vídeo: YouTube
  • Se Essa Rua Fosse Minha - Villa Lobos


    Heitor Villa-Lobos é considerado o maior compositor clássico brasileiro contemporâneo. Em seu repertório encontramos essa cantiga de roda, e que funciona muito bem como canção de ninar, "Se Essa Rua Fosse Minha". A versão com o Trio Amadeus é emocionante.

    Copyright Vídeo: YouTube 
  • Somewhere Over the Rainbow - Harold Arlen e E.Y. Harburg


    A música tema do clássico filme O Mágico de Oz (The Wizard of Oz, 1939), "Somewhere Over the Rainbow", foi imortalizada na voz de Judy Garland. Linda música que é usada no mundo inteiro como canção de ninar.

    Copyright vídeo: YouTube
  • Tema de Narizinho - Ivan Lins e Vítor Martins


    Quem foi criança no fim dos anos 1970, ou início dos anos 1980, certamente escutou alguém cantar a música "Tema de Narizinho" como canção de ninar. A versão original, cantada por Lucinha Lins, foi feita para a série de TV O Sítio do Pica-pau Amarelo, baseada na obra de Monteiro Lobato.

    Copyright foto: YouTube

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto