Ensaio newborn: saiba como funciona o book fotográfico de recém-nascidos

Ana Paula Cardoso

Registrar os primeiros momentos de vida do seu filho requer algumas precauções, mas é sempre uma bela lembrança

Fofuras em forma de gente são a proposta do ensaio newborn. © Carla Durante/ Divulgação


As fotos de bebês recém-nascidos, produzidas em estúdio, é uma das mais novas febres entre os pais brasileiros. Inspirado nos célebres registros da fotógrafa australiana Anne Geddes, que entre 1980 e 1990 conquistou o mundo com suas fotos publicitárias mostrando bebês produzidos com fantasias, o ensaio newborn  conquistou o Brasil a partir de 2010.

Custando em média R$ 1.500 - preço estimado para a cidade de São Paulo e que pode variar de acordo com os produtos e serviços oferecidos - o item já virou um must have dos enxovais de bebê.

"As mães já me procuram e fecham o contrato quando ainda estão grávidas", conta a fotógrafa Carla Durante. Uma das precursoras do ensaio newborn no Brasil.

Carla dispõe de um estúdio em São Paulo  para atender a demanda de mães e pais em busca de fotos de seus recém-nascidos, que vão além daquelas em que os bebês estão embrulhados em panos da maternidade no berçário.

Algumas peculiaridade do ensaio newborn

Diferente dos outros tipo de fotos de bebês, o ensaio newborn tem como premissa retratar o período logo após o parto. A ideia é remeter a criança às posições que ela fazia dentro da barriga da mãe. Mas com uma produção para deixá-la ainda mais fofa.

As fotos newborn são feitas com bebê entre 6 e 15 dias, sempre com a mãe acompanhando a sessão. "A questão de ser até os 15 dias, é porque, quanto mais novinho for o bebê, mais ele tem o alongamento. Também tem a questão do sono do bebê. A criança nesta fase dorme mais tempo e de forma mais profunda, o que facilita colocar os bebês nas posições", explica a fotógrafa.

As roupinhas e acessórios costumam ser do fotógrafo e os pais, normalmente, não precisam se preocupar em levar nada. Mas é claro que exceções são permitidas.

"Eu, particularmente sempre peço para que o casal leve um bichinho de pelúcia ou brinquedinho do bebê para fazer uma foto que carregue mais em significado, em algo que agregue valor emocional", diz Carla.

Fofuras em forma de gente

O bebê Enzo fotografado em um ensaio newborn. © Carla Durante/ Divulgação


Na foto acima, o bebê Enzo é a mais pura demonstração de por que o ensaio newborn tem feito tanto sucesso. "Os enquadramentos costumam ser bem fechados. Minha intenção é mostrar detalhes do bebê: formato do rosto, cílios, textura da pele, cabelinho, unhas das mãos, semblante tranquilo dessas fofura em forma de gente¹", empolga-se Carla.

As fotos tanto podem ser feitas na casa dos pais quanto em estúdio. O ideal é que seja feita enquanto o bebê dorme, no intervalo entre uma amamentação e outra e a sessão dura em torno de 3 horas. O ambiente do estúdio deve ser o mais próximo possível de um quarto de bebê, inclusive com uma cadeira para amamentação.

Outro aspecto que os pais devem saber é que, nesta fase, os bebês ainda não têm olhar fixo e, por isso, a maioria das fotos de ensaio acontece com os "modelos" de olhos fechados. Normalmente o fotógrafo coloca os bebês na posição, e um assistente ou os pais ajudam a assegurar o conforto do bebê.

Cuidados ao escolher o profissional

Embora o resultado costume agradar em cheio, muitas pessoas ainda têm insegurança em fazer um ensaio newborn. Principalmente por medo de prejudicar  a saúde do recém-nascido.

"Quando não se conhece o trabalho, é natural achar que é uma judiação colocar os nenéns em cestas, ou em posições que parecem estar lhes machucando. Mas tudo é feito com muito cuidado e somos treinados para isso", esclarece Carla.

Carla não só fez um workshop com uma fotógrafa internacional especializada em ensaio newborn, como também conta com assessoria de profissionais de saúde para lhe dar informações necessárias. Também ela e sua equipe tomam vacinas iguais às que são recomendadas a todos os profissionais de saúde.
 

Toda produção requer cuidados em um ensaio newborn. © Karen Jorgensen/Divulgação


A seguir, algumas recomendações antes de escolher onde fazer o ensaio newborn:

  • Roupas, ambiente e objetos usados no ensaio  devem estar higienizados antes da sessão;
  • Importante escolher um profissional com qualificação para este tipo de trabalho;
  • Pai e mãe, ou pelo menos a mãe, devem estar presentes na hora das fotos; 
  • Mesmo que os bebês sejam fotografados sem roupas, jamais são mostrados os genitais das crianças nas fotos. "Principalmente fotos que serão publicadas na internet para evitar qualquer uso errado por parte de pedófilos", ressalta Carla;
  • O ambiente deve ter temperatura controlada (entre 27 e 29ºC) e a umidade do ar em média de 50%;
  • O profissional deve ter paciência e saber explicar todas as dúvidas das mães e pais. Caso não se sinta seguro, é melhor não fazer o ensaio newborn.

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto