Nomes de princesa: veja 20 ideias inspiradas em mulheres nobres

Ana Paula Cardoso

Princesas, imperatrizes, rainhas ou czarinas. Conheça os nomes femininos das famílias reais e conheça um pouco da história por trás das personagens

Nomes de princesa: personagens femininos fortes para a registrar a mais nova nobre da família. © iStockphoto.com/katrinaelena


A maneira de escolher um nome para um filho varia de acordo com diversos aspectos. Mas na hora de decidir como vai se chamar a filha que vai nascer, muitos pais recorrem a fontes de inspiração da nobreza. Os nomes de princesa fazem sucesso no Brasil, e em todo o planeta, pelo glamour e esplendor que portam das famílias reais.

Não trata-se apenas de nomes famosos: os nomes de princesas carregam história e estão associados também ao sucesso e a uma posição de destaque na sociedade. Embora tenha se convencionado dizer nome de princesa, a lista contempla também rainhas, imperatrizes e outras posições monárquicas.

Nomes de princesas: 20 mulheres inspiradoras

Em se tratando de filhas meninas, elas nunca são plebeias dentro de suas famílias. Portanto, veja a seguir a lista de nomes de meninas que vão fazer jus às princesinhas que chegam para alegrar os pais. 

  1. Alexandra. A última czarina, da dinastia real russa Romanov, foi executada com o marido e os filhos após a revolução bolchevique. Mas o seu nome perpetua e inspira os registros de meninas mundo afora.
  2. Anastácia. A filha mais nova da czarina russa Alexandra, virou uma lenda por causa de especulações de que teria sido salva da execução da família real russa e fora criada por uma família em Paris. Nada foi provado, mas o nome continua a ser de princesa.
  3. Caroline. A beleza da filha de Grace Kelly com o príncipe Albert, de Mônaco, sempre foi a marca registrada da filha mais velha da família Grimaldi. Do pequeno principado aos sul da Europa, este nome da princesa conquistou o mundo. 
  4. Catarina. A esposa do príncipe William, Kate Middleton chama-se na verdade, Catherine. Kate é apenas o apelido. Logo, este nome já se tornou um dos preferidos da atualidade.
  5. Charlotte. Esse nome é a nova sensação entre os nomes de inspiração nobre. Afinal, é a mais nova descendente da família real britânica.
  6. Diana ou Daiana. A eterna Princesa de Gales, ícone dos anos 1980 e mãe dos príncipes William e Harry da Inglaterra, inspirou toda uma geração de pais a registrarem suas filhas com este nome.
  7. Elizabeth. A soberana rainha é a mais icônica do reinado mais popular do planeta. Há 65 anos com a coroa britânica, Elizabeth é o nome real mais clássico da história.
  8. Grace. Grace Kelly foi a  atriz de Hollywood que virou princesa ao se casar com o príncipe Albert, de Mônaco. A partir daí, as filhas do casal viraram referência de beleza e elegência. E de nomes de princesa, claro.  
  9. Isabel. A princesa mais famosa do Brasil, responsável pela assinatura de um dos feitos mais marcantes da história: a abolição da escravatura no país. Além de ser um nome de princesa, faz parte também de uma lista de nomes clássicos, que nunca saem de moda.  
  10. Jasmine. Na lista das escolhas de nome de princesa, vale também princesas dos filmes da Disney. No desenho longa-metragem Alladin, Jasmine é a filha de um Sultão, nobre soberano nos tempos do império Otomano. 
  11. Keisha. Ela se casou com o príncipe Kunle Omilana, do reinado Yoruba da Nigéria e é uma das princesas africanas mais lindas e badaladas da atualidade.
  12. Mako. A princesinha japonesa é a filha do atual imperador Akihito, do Japão. Por amor,  Mako, de 25 anos, já anunciou que vai renunciar ao título de nobreza para poder se casar com um plebeu, colega de faculdade por quem se apaixonou.
  13. Maria. Maria Antonieta, Maria Leopoldina, Maria de Médicis, Maria Amélia, Mary Stuart. Tantas imperatrizes, princesas e rainhas foram Marias que o nome pode fazer referência a rainhas em Portugal, França, Escócia, Áustria e tantos outro lugares do mundo. 
  14. Pauline. Filha de Stéphanie de Mônaco e neta de Grace Kelly, a nova sensação do principado de Mônaco herdou a beleza da mãe e avó. Tem 22 anos e hoje mora em Nova York. Um nome de princesa moderno que tem como representante a jovem "it girl" da família Grimaldi.
  15. Rania. Rainha consorte da Jordânia, chama atenção por sua beleza. Um nome de princesa diferente que sai do lugar-comum.
  16. Silvia. Rainha da Suécia há 41 anos, Sílvia Renata Sommerlath é filha de uma brasileira com alemão. Bonita, graciosa e extremamente sorridente para os padrões nórdicos (não negando o sangue brasileiro), ela ganhou seu título de nobreza ao casar-se com o rei Carl Gustav, monarca do trono sueco.
  17. Sofia. Esposa do rei Juan Carlos, foi a Rainha Consorte da Espanha por 39 anos. Conhecida pela suavidade de sua postura, sempre emprestava um toque de classe à família real espanhola em eventos no mundo inteiro. O museu Reina Sofia, de Madri, é uma homenagem a ela.
  18. Stéphanie. Outro ícone de Beleza dos anos 1980, mais uma representante da família real Grimaldi faz parte da lista de nomes de princesa mais cultuados ao redor do mundo.
  19. Teresa Cristina. Esposa do último imperador do Brasil, D. Pedro II, e mãe da Princesa Isabel. É em homenagem a ela o nome da cidade da serrana de Teresópolis, no estado do Rio de Janeiro.
  20. Vitória. Até o ano de 2017, ela tinha sido a rainha que ficara mais tempo no trono do Reino Unido. Desbancada por sua tataraneta Elizabeth II, Vitória foi a soberana britânica mais revolucionária. Dentro os seus feitos, uma curiosidade sobre seu casamento: foi a partir dela que virou moda casar-se de branco e foi também a primeira rainha a casar-se por amor.

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto