A importância do vérnix para os recém-nascidos

Daniel Navas

O vérnix é uma substância gordurosa branca que recobre a pele do feto a partir da 18ª semana de gestação

O vérnix é composto por água, lipídeos e proteínas e acredita-se ter múltiplas funções no período neonatal. © iStockphoto.com/alice-photo


Durante o parto, todos os bebês nascem com uma camada branca e gordurosa. Essa substância, chamada de vérnix caseoso, é formada entre a 18ª e 38ª semana de gestação e é composta por água, lipídeos e proteínas e acredita-se ter múltiplas funções no período neonatal.

“Esse filtro de gordura, que pode ser muito fino ou muito espesso, é produzido pelas glândulas sebáceas, sendo formado também pelo acúmulo de células epiteliais e lanugem (uma espécie de penugem que cobre todo o corpo do bebê durante a vida intrauterina)”, explica Renata Lopes, pediatra da Perinatal, no Rio de Janeiro. 

A quantidade de vérnix ao nascer difere de bebê para bebê, isso porque a grossura da camada de gordura está ligada diretamente a idade gestacional. “Por exemplo, recém-nascidos prematuros têm tendências a nascer com uma maior camada de vérnix, pois deveriam estar expostos ao meio aquático da placenta durante mais tempo”, esclarece Adriana Lopes Porto, pediatra e neonatologista do CTI Neonatal do Prontobaby - Hospital da Criança, no Rio de Janeiro.

Importância do vérnix pós-nascimento

O vérnix forma uma camada protetora na pele do bebê e tem função termorreguladora, impedindo a perda de calor após o nascimento. “Também tem ação antioxidante devido a presença de vitamina E e melanina, além de proteger contra infecções. Ele forma um biofilme sobre que protege contra o atrito no canal de parto”, afirma a pediatra.

Tem também papel fundamental na formação da barreira epidérmica. “Que tem como função a defesa contra bactérias, assim como facilitar a adaptação da superfície da pele após o nascimento e até mesmo na manutenção da hidratação da epiderme do recém-nascido”, aponta Adriana

Além disso, os peptídeos antimicrobianos encontrados no vérnix tem um papel importante na imunidade do recém-nascido. 

Quando remover o vérnix?

Atuando como um creme, que penetra nos poros dos pequenos, o vérnix leva de 12 a 24 horas para ser absorvido pela pele após o nascimento. Portanto, é recomendado dar o primeiro banho no bebê apenas após esse período. Se passar desse período, o resto de vérnix que fica na pele pode causar infecções e alergias por conta da alta umidade no corpo do bebê. 

“Em alguns casos, sua retirada deve ser realizada logo após o nascimento, como é o caso de crianças filhas de mães com HIV, histórico de infecções antes ou depois do parto, entre outros”, finaliza a neonatologista.

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto