Saiba como tratar a brotoeja

Ana Paula Cardoso

O problema afeta principalmente as crianças e é mais comum no verão

Brotoeja afeta mais crianças e ataca a pele no calor e clima úmido. © iStockphoto.com/ LucaLorenzelli


Quais são as causas da brotoeja? Como prevenir? Como tratar? Quem convive com crianças em locais de clima quente, certamente já se deparou com estes dilemas. Quase como de repente, na pele do pequeno começam  a despontar pequenas bolinhas vermelhas.

Mais do que coceira, as regiões do corpo afetadas pela brotoeja causam ardência e isso incomoda a ponto de fazer as crianças chorarem. As brotoejas são um problema comum em recém-nascidos, geralmente a partir da primeira semana de vida.

Ela é causada pelo acúmulo de queratina nos ductos das glândulas sudoríparas e, geralmente se localiza no rosto, couro cabeludo, pescoço e áreas de atritos - como entre as coxas ou dobrinhas. 

"Elas ocorrem especialmente em associação com o calor (moradores de áreas quentes, vestuários oclusivos, febre, permanência em incubadoras, entre outros). Pode também aparecer em crianças maiores e adultos, quando o clima está muito quente ou há práticas de atividade física intensa", explica a Dra. Tatiana Russo, pediatra da clínica Soulleve. 

Como resolver a brotoeja

As lesões geralmente se resolvem rápido e naturalmente quando a criança é colocada em ambiente mais frio e com medidas para reduzir a transpiração, como o uso de roupas leves e soltas, banhos frios com sabonetes neutros, deixar a pele secar naturalmente ou aplicar compressas frias no corpo. 

Outra solução para aliviar o desconforto causado pela ação das brotoejas é a aplicação de talco antisséptico ou mesmo o bom e velho remédio caseiro da vovó: um emplastro de água misturada ao amido de milho. Ou até mesmo passar suavemente o amido de milho nas partes do corpo afetadas, como se fosse um talco, já alivia bastante.

"Pode-se tentar também o banho de amido de milho (1 colher de sopa adicionado à um litro de água morna ou fria): após o banho morno com o uso de sabonete neutro, jogar essa água no corpo e deixar secar naturalmente (nos casos de bebês, deixá-los imersos por 2 a 5 minutos nessa mistura). Crianças a partir de 2 anos de idade podem usar loções a base de calamina", orienta a médica. 

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto