O quarto do bebê

Carolina Mota
Desde o seu nascimento, é essencial que o bebê tenha um cantinho só dele, no qual serão agrupados todos os objetos que lhe são familiares. O ideal, claro, é que ele tenha o seu próprio quarto, mas se isso não for possível, existem soluções para que os pais e o bebê tenham cada qual sua intimidade.

Escolher o berço certo é muito importante, afinal, nos primeiros meses, seu neném passará muito tempo dormindo.

O que é essencial 

Berço
O elemento principal do quarto do bebê é, claro, o berço, na qual ele vai passar muito tempo nos primeiros meses. Este deve responder a normas de segurança muito estritas. Cuide, portanto, para que elas sejam cumpridas.
Escolha uma berço com grade através da qual o bebê poderá olhar em volta. O espaço entre as barras deve ser de 4,5 a 6,5 cm. A qualidade do colchão também é de suma importância. Ele deve ser firme e perfeitamente adaptado às dimensões da cama. Assim, o espaço entre o colchão e as laterais da cama não pode exceder 1 cm. 
Por outro lado, o berço não deve ser entulhado de coisas inúteis. Para os bebês muito pequenos, retiram-se os acolchoados, os travesseiros e os cobertores, preferindo no lugar deles um pijama bem quentinho e sacos de dormir. Sob a cabeça do bebê, você pode colocar uma fralda em tecido, muito prática no caso de ele regurgitar.
Talvez você tenha a sorte de poder se beneficiar de um porta-bebê ou moisés. Eles têm a vantagem de ser menores e, portanto, mais aconchegantes para um recém-nascido. O porta-bebê pode, além de tudo, ser deslocado de um quarto para outro. Mas se você não tem estes dois objetos, não os compre. De fato, eles representam um custo elevado para um tempo de uso restrito.

Trocador
Outro móvel importante é o trocador. Você encontrará modelos perfeitamente adaptados nas lojas especializadas. Mas saiba que um simples colchonete colocado sobre uma cômoda pode servir. O essencial é que você tenha tudo o que precisa à mão para nunca ter de largar o seu filhote sozinho, nem perdê-lo de vista. Cuidado, as quedas do trocador são um dos acidentes mais comuns com crianças pequenas e podem ter graves consequências. 

A decoração

O bebê gosta das cores e isso desde a mais tenra idade. Como ele vai passar muito tempo no seu quarto, nos primeiros meses, dê asas à imaginação e faça dele um lugar agradável. No entanto, não abuse das cores vivas que podem irritar o bebê e impedi-lo de dormir. Opte por cores pastéis com alguns toques de cores mais fortes. Você vai achar, nas lojas de decoração, frisos e adesivos que vão permitir personalizar o espaço do pequeno. Cuide para não fazer uma decoração muito “bebê” que a obrigará a repensar tudo quando ele crescer. 
Pendure igualmente pequenos móbiles, espelhos, cartazes, enfim tudo o que for suscetível de chamar a atenção do seu filhote. 
Por outro lado, evite colocar no quarto muito bicho de pelúcia, cortinas e tapetes. Estes objetos são ninhos de ácaros. Assim, tudo o que você escolher, deverá ser fácil de limpar regularmente. Prefira igualmente um piso de taco ou de linóleo ao carpete, ainda que ele seja mais aconchegante. 
Para guardar os brinquedos, escolha pequenos baús em plástico coloridos com rodinhas que se revelarão muito práticos. Se você escolher uma arca mais tradicional para colocar os brinquedos, escolha uma na qual o bebê não corra o risco de prender os dedos. 
Para a iluminação, escolha lâmpadas com dimmer que permitirão adaptar a luminosidade de acordo com a hora do dia. 
Cuide também para que as tomadas elétricas fiquem longe da alçada da criança. Se isso não for possível, equipe-as com dispositivos para que ela não coloque os dedos. 

Se o bebê não tem o seu quartinho…
Pode acontecer de a casa dos pais não permitir que o bebê tenha o seu próprio quarto. No entanto, cada um vai precisar de alguma intimidade muito em breve (ao cabo de quatro meses, mais ou menos). Neste caso, você pode tentar criar um pequeno espaço, próprio à criança, no seu quarto. Para isso, você pode usar prateleiras, cortinas e telas.

Copyright foto: Istock

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto