Como trocar a fralda do bebê

Aline Garcia
Quando? Como? Quantas vezes por dia? Você é mãe de primeira viagem e está precisando de ajuda? Veja aqui como trocar a fralda do seu bebê.
Mãe de primeira viagem? Saiba como tocar a fralda do seu bebê!

É preciso trocar o bebê assim que a fralda ficar suja e isso a cada refeição (antes ou depois da refeição, de acordo com o humor do bebê). Os bebês não apreciam, em geral, trocar de fralda. No entanto, um pouco de organização e de experiência permitem tornar o momento mais agradável para ele. Introduzindo brincadeiras, cócegas e beijinhos, você consegue até transformar a troca de fraldas num momento de cumplicidade.

Passo a passo

  1. Antes de tudo, deite o bebê sobre uma toalha limpa aberta sobre o trocador. Abra a fralda suja, limpe das nádegas do seu bebê com a parte dianteira da fralda e dobre-a sobre si mesma colocando-a sob as nádegas dele.
  2. Limpe as nádegas do seu filho com algodão embebido de água morna (e sabonete se ele fez cocô) ou toalhinhas umidecidas (cuidado, elas são mais irritantes). Trabalhe sempre de cima para baixo, do mais limpo em direção ao mais sujo.
  3. Seque as nádegas do bebê com gestos delicados, tomando cuidado para não machucá-lo nas dobras de pele.
  4. Se o seu filho estiver com a pele irritada, aplique um creme apropriado para a pele do bebê ou uma pasta d´água, encontrada em farmácias. Pele irritada não combina com fraldas, nem com umidade, portanto, deixe o seu filho sem fraldas o quanto puder, em caso de irritação.
  5. Tire a fralda suja e coloque a limpa de tal forma que os prendedores cheguem à altura do umbigo da criança. Ao fechar a fralda, você deve poder passar dois dedos entre a fralda e a barriga da criança, para que ela esteja bem ajustada, mas não apertada.
 
Importante: Não se afaste sob nenhuma hipótese do trocador, pois basta um segundo de falta de atenção para que o bebê caia. Não jogue talco nas nádegas do bebê ao trocar a fralda por causa da transpiração. Há risco de macerar e provocar irritação.
 
Copyright foto: iStock

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto