Mariah Carey

A redação
Nome completo:
Mariah Angela Carey


Data de nascimento: 27/03/1970

Cidade: Long Island

País: Estados Unidos

Signo astrológico: Áries

Amigos: Whitney Houston, Jay-Z, Usher, Brenda K. Starr








Grande estrela da música internacional, Mariah Carey encanta o público pela doçura e pela potência de sua voz. Hoje mãe de gêmeos, ela não pretende colocar sua carreira de lado tão cedo e está sempre planejando novos trabalhos.

Uma princesa dos tempos modernos

Nascida nos Estados Unidos, em 1970, Mariah Carey teve uma infância difícil, durante a qual teve que enfrentar o preconceito daqueles que não aprovavam o casamento de sua mãe, uma mulher branca, com um homem negro. Seus pais acabaram se separando quando ela ainda era pequena e Mariah decidiu ficar com sua mãe e um de seus irmãos, Morgan - sua irmã mais velha, Alison, resolveu morar com o pai.

Ainda na época da escola, a jovem começou a compor suas primeiras músicas para se distrair dos problemas pessoais e, aos poucos, passou a incluir melodias nas músicas. Com a ajuda de sua mãe, que era cantora lírica e técnica vocal, Mariah aprendeu a controlar os acordes e foi treinando sua voz. 

Já formada do colégio, Mariah foi morar em Manhattan para tentar a sorte no meio artístico. Para se sustentar, ela trabalhou diversas vezes como garçonete, sem deixar seu sonho de lado. Até que, por acaso, conheceu a cantora pop Brenda K. Starr, de quem se tornou backing vocal e amiga pessoal. Através dela, Mariah pôde encontrar Tommy Mottolapresidente da Columbia Records, a quem entregou uma de suas demos.

Duas semanas após o encontro dos dois, Mottola, encantado com o que havia escutado, ofereceu um contrato a Mariah, na intenção de lançá-la no mercado para competir diretamente com nomes como Whitney Houston e MadonnaEm 1990, finalmente chegou às lojas seu primeiro álbum de estúdio, Mariah Carey. Com ele, a cantora recebeu dois Grammys em 1991, sendo um por Artista Revelação e outro por Melhor Performance Pop Feminina.

O sucesso da estreia de Mariah fez com que ela lançasse seu segundo disco, Emotions, ainda naquele ano. Rapidamente, o grande alcance vocal da cantora foi surpreendendo a crítica e o público, especialmente nos Estados Unidos. Seu terceiro álbum, Music Box, foi então vendido nas lojas do mundo todo em agosto de 1993garantindo a popularidade crescente de Carey nos quatro cantos do planeta

Muito produtiva, a cantora emendou um trabalho no outro, lançando um disco de Natal em 1994, intitulado Merry Christmas, e seu quinto álbum de estúdio, Daydream, em outubro de 1995. Ainda nos anos 1990, outros dois trabalhos foram promovidos: Butterfly (1997) e Rainbow (1999), ambos marcados por uma nova imagem de Mariah, mais sensual e descontraída

A mudança pessoal da cantora coincidiu, inclusive, com o fim de seu relacionamento com Mottola, com quem Carey havia se casado em 1993. Alguns meses após a separação do casal, Mariah assumiu um romance de três anos com o cantor Luis Miguel, de 1998 a 2001. Vivendo um bom momento de sua carreira, ela ainda fechou o período sendo eleita a Artista da Década pela Billboard.

Altos e baixos

Apreciando sua independência artística e pessoal, Mariah Carey assinou um novo contrato milionário com a Virgin Records, em 2001. Porém, a parceria foi abalada poucos meses depois, quando a cantora teve uma crise nervosa reforçada por um desequilíbrio emocional. Na época, Mariah estava trabalhando em dois projetos inéditos: sua aparição como atriz principal do filme Glitter: O Brilho de uma Estrela e seu oitavo álbum de estúdio, que é também a trilha sonora completa do longa.

Mesmo com os problemas pessoais da cantora, tanto o filme quanto o disco chegaram ao mercado ainda em 2001. Porém, ambos foram um fracasso de público e crítica, levando a gravadora a cancelar o acordo com Mariah. A diva do R&B, no entanto, não demorou a conseguir uma nova "casa": poucos meses depois, em maio de 2002, ela assinou com a Island Records, criando inclusive seu próprio selo, MonarC (extinto em 2004).

Enquanto preparava sua retomada na música, Mariah Carey voltou às telonas com o filme Testemunhas Contra a Máfia (2002). Nos anos seguintes, ela apareceria também no elenco de outros seis filmes, entre eles Preciosa: Uma História de Esperança (2009), O Mordomo da Casa Branca (2013) e A Christmas Melody (2015) - dirigido pela própria cantora e lançado diretamente para TV nos Estados Unidos.

Intitulado Charmbracelet, seu nono álbum de estúdio saiu ainda em 2002. Na sequência, Carey embarcou em uma turnê internacional para promoção do disco e já no final da temporada, em 2004, a cantora começou a trabalhar em seu disco seguinte, The Emancipation of Mimi, que chegou ao mercado em abril de 2005 com o hit "We Belong Together". Ao todo, o CD vendeu mais de 12 milhões de cópias no mundo inteiro e ainda rendeu mais três Grammys para o currículo da estrela. 

Nos anos seguintes, Mariah Carey lançou mais quatro álbuns de estúdio (E=MC², em 2008; Memoirs of an Imperfect Angel, em 2009; Merry Christmas II You, em 2010; e Me. I Am Mariah... The Elusive Chanteuse, em 2014), alternando entre êxitos e fracassos comerciais. Além disso, sua vida pessoal se transformou no meio tempo: Mariah se casou com o ator Nick Cannon, em abril de 2008, e três anos depois, deu à luz os gêmeos Monroe e Morrocan Scott.

Entre diversos projetos paralelos, a cantora ainda chegou a participar do júri do programa American Idol durante a décima segunda temporada, em 2013. Dois anos depois, Mariah Carey anunciou que faria sua estreia como artista residente em Las Vegas, com o show "Number Ones". Como o nome diz, as apresentações eram compostas pelos grandes sucessos de sua carreira - o que inspirou também o lançamento de uma compilação de greatest hits, chamada 1 to Infinity.

Apesar de sua boa fase recente, Mariah Carey ainda teve outro episódio delicado em sua trajetória: em dezembro de 2014, ela confirmou o divórcio do pai de seus filhos. Porém, alguns meses depois, a cantora deu a volta por cima e assumiu um romance com o milionário australiano James Packer, emendando um noivado em janeiro de 2016.

Copyright foto: ABACAPRESS.COM

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto