Tiago Iorc

Adriana Douglas
Nome completo: Tiago Iorczeski
 
Data de nascimento: 28/11/1985
 
Cidade: Brasília, Distrito Federal
 
País: Brasil
 
Signo astrológico: Sagitário
 
Amigos: Bruna Marquezine, Sandy, Fernanda Rodrigues, Paulo Vilhena
 
 
 
 
 
 
 
 
Cantor e compositor nascido em Brasília, Tiago Iorc se tornou conhecido por compor diversas músicas em inglês que entraram nas trilhas sonoras de novelas da TV Globo. Desde o início de sua carreira, já lançou quatro discos solo.
 

Estrela de trilhas sonoras

Tiago Iorczeski, mais conhecido como Tiago Iorc, nasceu em Brasília, no dia 28 de novembro de 1985. Caçula de outros quatro irmãos, ele se mudou para a Inglaterra com a família ainda em seus primeiros meses de vida e por lá ficou até os 5 anos de idade. De volta ao Brasil, os Iorczeski foram morar em Passo Fundo, no Rio Grande Sul, até partirem novamente ao exterior – quando Tiago tinha 10 anos, a família passou cerca de um ano e meio nos Estados Unidos antes de voltarem definitivamente ao país.
 
O garoto, que se encantou por música aos 8 anos, foi para Curitiba aos 17 para ingressar na faculdade de publicidade da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Lá, começou a compor suas primeiras músicas e resolveu seguir de vez na carreira artística. Por conta do domínio do idioma e da influência de artistas estrangeiros, como Beatles e Jamie Cullum, Tiago Iorc decidiu escrever suas canções em inglês e a primeira foi “Nothing but a song”.
 
De cara, o áudio da faixa começou a circular na internet e acabou caindo nas mãos dos produtores da série Malhação, da TV Globo, que decidiram incluir a música na trilha sonora da 14ª temporada, em 2007. Graças ao sucesso da composição, Tiago Iorc conseguiu um contrato com a gravadora Som Livre Apresenta e entrou em estúdio logo em seguida, para gravar seu primeiro disco, Let Yourself In (2008). A essa altura, o cantor já havia emplacado também a faixa "Scared" na novela Duas Caras
 
Foi a partir daí que Tiago passou a colecionar várias músicas em trilhas sonoras de novelas da TV Globo, como: "Blame", em A Favorita (2008-2009), "My Girl", em Viver a Vida (2009-2010), "Gave Me a Name", em A Vida da Gente (2011-2012), e o cover de "What a Wonderful World", em Sete Vidas (2015). Além de voltar a ter músicas em Malhação em mais duas ocasiões: em 2011, com "Fine", e em 2012, com "Story of Man".
 

Artista brasileiro em inglês

Desde o início, o sucesso das músicas de Tiago Iorc não se limitou apenas ao Brasil. Lançado também no Japão, seu álbum de estreia teve a música “Nothing but a song” no 11º lugar da Billboard japonesa. Para completar, o brasileiro ainda foi eleito Melhor Artista Estrangeiro na Coreia do Sul por sua apresentação no Grant Mint Festival, de 2010 – por lá, Tiago também teve a faixa “Fine” incluída na trilha de uma minissérie local.
 
Na sequência, seu segundo álbum de estúdio, Umbilical (2011), foi gravado no Rio de Janeiro e em Nova York, e contou com a produção do norte-americano Andy Chase, que já trabalhou com a banda The Smashing Pumpkins. Cantado inteiramente em inglês, o disco acabou sendo lançado no Brasil e em países como Coreia do Sul, Portugal, Estados Unidos e Japão.
 
Em 2013, Tiago Iorc surgiu com seu terceiro álbum, Zeski (em referência ao seu sobrenome Iorczeski), dessa vez com músicas em inglês e português. A boa recepção do trabalho logo motivou o cantor a lançar seu disco seguinte, Troco Likes (2015), com todas as faixas compostas em português.
 
Entre as 11 canções originais do disco, Tiago incluiu “Coisa Linda”, escrita para a ex-namorada, a atriz Isabelle Drummond. Os dois ficaram juntos de fevereiro de 2014 a setembro de 2015, rompendo após uma suposta traição do cantor com a atriz e amiga Bruna Marquezine.
 
 
Copyright foto: Marcello Sa Barretto / AgNews

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto