Wagner Moura

Adriana Douglas
Nome completo: Wagner Maniçoba de Moura

Data de nascimento: 27/06/1976

Cidade: Salvador, Bahia

País: Brasil

Signo astrológico: Câncer

Amigos: Jean Wyllys, Vladimir Brichta, Lázaro Ramos, Lúcio Mauro Filho, José Padilha, Alice Braga






O baiano Wagner Moura se consagrou como um dos atores de cinema mais bem sucedidos no Brasil, sendo reconhecido por seu papel de Capitão Nascimento no filme Tropa de Elite. Com passagens pela televisão, ele também fez sua estreia em Hollywood com a produção Elysium, de 2013.

Talento baiano

Wagner Moura nasceu em Salvador, no dia 27 de junho de 1976. Filho de um militar e uma dona de casa, passou sua infância na cidadezinha de Rodelas, no sertão baiano, junto com a irmã mais nova, Lediane. Antes de investir na profissão de ator, cursou a faculdade de jornalismo em Salvador e chegou a trabalhar como jornalista por muitos anos.

Sua relação com o teatro começou ainda na adolescência, mas Wagner só decidiu seguir de vez na carreira artística quando teve sucesso com a peça A Máquina, em 2000. Na ocasião, viajou para o Rio de Janeiro para apresentar o espetáculo junto com os amigos Lázaro Ramos e Vladimir Brichta.

No mesmo ano, fez sua estreia nas telonas com um pequeno papel no filme Sabor da Paixão, estrelado por Penélope Cruz. A partir daí, Wagner Moura passou a colecionar inúmeros projetos de sucesso no cinema, entre eles Abril Despedaçado (2000), Carandiru (2003), Deus É Brasileiro (2003) e Cidade Baixa (2005).

De capitão durão a traficante famoso

Já desfrutando de prestígio e popularidade, o ator teve a grande virada em sua carreira em 2007, ao interpretar o durão Capitão Nascimento em Tropa de Elite. Com repercussão dentro e fora do Brasil, o longa foi sucesso de bilheteria e acabou premiado como melhor filme no Festival de Berlim. Três anos depois, Wagner Moura repetiu o papel do policial em Tropa de Elite 2 e, mais uma vez, foi exaltado pela crítica.

O ator também veio a ganhar destaque por suas atuações em Ó, Pai, Ó (2007), Saneamento Básico, o Filme (2007), VIPs (2010), O Homem do Futuro (2011), A Busca (2013), Serra Pelada (2013) e Praia do Futuro (2014). Com uma trajetória sólida nas telonas brasileras, o baiano passou a ser sondado por produtores estrangeiros. Até que fez sua estreia em Hollywood com a mega produção Elysium (2013), em que contracenou com Matt Damon, Jodie Foster e Alice Braga.

Cada vez mais em alta no exterior, Wagner Moura voltou a brilhar ao se tornar o protagonista da elogiada série americana Narcos, da Netflix, lançada em agosto de 2015. Interpretando o famoso traficante colombiano Pablo Escobar, o brasileiro foi elogiado pela crítica e até conseguiu uma indicação ao Globo de Ouro 2016 de melhor ator em série de drama.

Mesmo consagrado como ator de cinema, Moura marcou algumas passagens pela televisão, participando de séries e novelas da TV Globo, como Carga Pesada (2003), Sexo Frágil (2003), A Lua Me Disse (2005), JK (2006) e Paraíso Tropical (2007). Já no lado pessoal, o ator é casado com a jornalista e fotógrafa Sandra Delgado, com quem vive desde 2001, e tem três filhos: Bem, Salvador e José.

Copyright foto: Francisco Silva / AgNews

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto