Xuxa

Adriana Douglas
Nome completo: Maria da Graça Xuxa Meneghel

Data de nascimento: 27/03/1963

Cidade: Santa Rosa, Rio Grande do Sul

País: Brasil

Signo astrológico: Áries

Amigos: Ivete Sangalo, Luiza Brunet, Angélica, Luciano Huck, Hebe Camargo, Daniel, Eri Johnson, Preta Gil, Renato Aragão





Ícone de crianças e adolescentes, Xuxa Meneghel se consagrou como apresentadora, atriz e cantora brasileira. Desde os anos 80, ficou conhecida como rainha dos baixinhos e fez uma longa carreira como estrela da Rede Globo.

Xuxa modelo

Gaúcha de Santa Rosa, Maria da Graça Xuxa Meneghel nasceu no dia 27 de março de 1963 e, aos sete anos de idade, se mudou com a família para o Rio de Janeiro. Em 1979, ingressou na carreira de modelo e chegou a trabalhar nos Estados Unidos, onde foi contratada pela agência Ford Models. Ainda pequena, recebeu o apelido Xuxa do irmão Bladimir e veio a incorporá-lo oficialmente em seu nome em 1988.

Em 1983, a loirinha com então 20 anos foi convidada pelo diretor Maurício Shermann a apresentar o Clube da Criança, na extinta TV Manchete. Na época, Xuxa trabalhava como modelo durante a semana, em Nova York, e gravava o programa nos finais de semana. Porém, no ano seguinte, ela decidiu investir em sua carreira televisiva e abandonou o mundo da moda.

A rainha dos baixinhos

O carisma de Xuxa em frente às câmeras logo chamou a atenção do diretor Mario Lúcio Vaz, que a convidou para trabalhar na Rede Globo. Na nova emissora, a apresentadora estreou em 1986 com o Xou da Xuxa, no qual permaneceu até 1992. Graças ao sucesso do programa, a rainha dos baixinhos ganhou algumas atrações paralelas, como o Bobeou Dançou (1989) e o Paradão dos Baixinhos (1991).

Após o término do Xou da Xuxa, em 1992, a loira chegou a apresentar programas nas televisões argentina, espanhola e norte-americana. Em 1994, marcou sua volta definitiva à programação brasileira com o Xuxa Park, que ficou no ar até 2001. Como antes, Xuxa acabou assumindo um segundo programa simultâneo na emissora a partir de 1997, com o Planeta Xuxa

No ano seguinte a apresentadora teve de se ausentar das telinhas por alguns meses por conta de sua gravidez. Sua filha, Sasha Meneghel Szafir, nasceu em julho de 1998, fruto do relacionamento com o empresário e ator Luciano Szafir, com quem ficou junto por 16 anos. 

Em 2002, com o fim do Planeta Xuxa, a loira assumiu o comando do Xuxa no Mundo da Imaginação. Em seguida, a atração foi substituída em 2005 pelo TV Xuxa, que fez parte da grade da emissora por quase 10 anos. Em 2015, a rainha dos baixinhos anunciou sua saída da TV Globo, transferindo-se para a Rede Record, onde estreou o programa Xuxa Meneghel, em agosto do mesmo ano.

Artista completa

Além da televisão, Xuxa participou de mais de 20 filmes ao longo de sua carreira. Seu maior sucesso foi com Lua de Cristal (1990), considerado um dos filmes brasileiros mais assistidos da história. Para completar, a apresentadora também se dedicou ao universo musical, chegando a lançar mais de 25 álbuns de estúdio. Com eles, ela foi premiada com dois Grammys Latinos e emplacou clássicos infantis como "Ilariê" e "Brincar de Índio".

Em seus empreendimentos, Xuxa ainda administra as empresas Xuxa ProduçõesXuxa Internacional Corporation, e a Fundação Xuxa Meneghel, que ajuda crianças e adolescentes de todo o Brasil. No lado pessoal, a apresentadora namorou o ex-jogador Pelé e o piloto de Fórmula 1 Ayrton Senna. Desde o final de 2012, mantém um relacionamento com o ator e cantor Junno Andrade.

Copyright foto: Divulgação / TV Globo

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto