Roberto Carlos

Adriana Douglas
Nome completo: Roberto Carlos Braga

Data de nascimento: 19/04/1941

Cidade: Cachoeiro de Itapemirim, 
Espírito Santo

País: Brasil

Signo astrológico: Áries

Amigos: Erasmo Carlos, Wanderléa, Tim Maia, Hebe Camargo, Luiz Carlos Miele, To Cavalcante, Caetano Veloso, Gal Costa, Rita Lee, Maria Bethânia





Conhecido como "Rei", o cantor e compositor Roberto Carlos é um dos artistas mais influentes e importantes da música brasileira. Ídolo de gerações, foi um dos líderes da Jovem Guarda, que popularizou o movimento do rock no Brasil.

Estrela do rock

Filho de um relojoeiro e uma costureira, Roberto Carlos nasceu na cidade de Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo, em 19 de abril de 1941. Ainda pequeno, começou a tocar violão e piano, chegando a estudar no conservatório de música de sua cidade. Aos 9 anos, incentivado pela mãe, cantou pela primeira vez em um programa infantil na Rádio Cachoeiro.

Na segunda metade dos anos 50, Roberto Carlos se mudou com a família para Niterói e teve o primeiro contato com o ritmo que era a sensação do momento: o rock. Envolvido pelo estilo musical, formou em 1957 o conjunto The Sputniks junto com os amigos Tim Maia (à época Tião Maia), Arlênio Lívio, Edson Trindade e Wellington Oliveira. No mesmo período, veio a conhecer Erasmo Carlos, que se tornaria seu maior parceiro na música.

Pouco tempo depois, a banda se desfez e Roberto decidiu seguir em carreira solo. Em 1959, lançou seu primeiro álbum, Louco Por Você. Porém sua popularidade só começou na década de 60, quando fez os discos Splish Splash (1963) e É Proibido Fumar (1964), compostos junto com o amigo Erasmo. Deles, saíram os sucessos "Parei na Contramão", "O Calhambeque" e "É Proibido Fumar", que inauguraram a chamada Jovem Guarda.

O Rei Roberto

Em 1965, Roberto Carlos começou a fazer sucesso na televisão com o programa Jovem Guarda, da TV Record, ao lado de Erasmo Carlos e Wanderléa. Ganhando força, o movimento roqueiro consagrou o cantor em esfera nacional e ele logo se tornou um dos grandes ídolos da cultura jovem brasileira. Nos anos seguintes, ele gravou mais discos e ainda estrelou quatro filmes musicais.

A partir da década de 70, o cantor passou a adotar um estilo musical mais romântico e focado no público adulto, emplacando sucessos como "Emoções", "Detalhes", "Como Vai Você", "Além do Horizonte" e "Proposta", entre muitos outros. Além disso, em dezembro de 1974, a TV Globo exibiu um especial de fim de ano com Roberto Carlos que foi sucesso de audiência e, desde então, se tornou um programa anual.

Em quase 60 anos de carreira, o cantor lançou 41 álbuns só de músicas inéditas, ultrapassando a marca de 120 milhões de cópias vendidas. Roberto Carlos também gravou 11 CDs-DVDs, que incluem o registro de algumas apresentações marcantes, como a do show realizado em 2011, na cidade de Jerusalém, para mais de 5 mil pessoas. 

Famoso tanto em nível nacional quanto internacional, o cantor sempre manteve sua vida pessoal longe dos holofotes. Em duas ocasiões, nos anos de 1979 e 2006, Roberto Carlos recorreu à justiça para impedir a venda de biografias não-autorizadas sobre ele. Ainda assim, sabe-se que o Rei teve três esposas: Cleonice Rossi, de 1968 a 1979; Myrian Rios, de 1979 a 1990; e Maria Rita Simões, de 1996 a 1999. 

Do primeiro casamento, o cantor teve dois filhos, Roberto Carlos Segundo (1969) e Luciana (1971), e ainda registrou como filha sua então enteada, Ana Paula Rossi Braga. Na década de 90, descobriu ter tido um filho em seu breve relacionamento com a modelo Maria Lucila Torres e assumiu a paternidade de Rafael Torres após um exame de DNA.

Copyright foto: Anderson Borde / AgNews

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto