Cate Blanchett

Glaucia Fernandes

Nome completo: Catherine Elise Blanchett

Data de nascimento: 14/05/1969

Cidade: Melbourne

País: Austrália

Signo astrológico: Touro

Amigos: Sandra Bullock, Kate Winslet, Roberta Armani, Katie Holmes

 

 

 

 

 

Ela nasceu com um talento inegável e em todos os trabalhos que faz, a atriz arranca elogios. Em seus mais de vinte anos de carreira, Cate Blanchett é colecionadora de prêmios e sucesso. Ela já foi indicada ao Oscar de melhor atriz diversas vezes e já levou duas estatuetas para casa. E em 2008 ganhou sua estrela na calçada da fama. Além de arrasar nas telonas, ela é ainda uma diretora de teatro bem-sucedida.

Hollywood aos seus pés

Cate Blanchett nasceu no dia 14 de maio de 1969, na cidade de Melbourne, na Austrália. Seu pai, Robert Blanchett foi oficial da marinha americana e sua mãe, June Blanchett foi professora. Cate tem dois irmãos, Bob e Genevieve. A atriz perdeu seu pai cedo, vítima de um ataque cardíaco, quando ela tinha apenas dez anos.

Seu interesse pelo universo artístico começou no colégio onde estudou - Methodist Ladies' College. Na Universidade de Melbourne, ela fez seus estudos em Economia e Belas Artes, mas não chegou a completar o curso. Em 1967, ela foi passar suas férias na cidade de Cairo, no Egito, e foi convidada por um hóspede para ser figurante do filme Kaboria. Sem ela saber, aquele episódio foi o início de tudo!  

Essa experiência marcou tanto Cate Blanchett, que quando voltou para Austrália, ela decidiu se mudar para Sydney, com o intuito de estudar dramaturgia no National Institute of Dramatic Art de Sydney (Instituto Nacional de Arte Dramática). E em 2012, ela obteve seu tão sonhado diploma. A partir de então, a loira foi em busca de seu sonho.

Seu primeiro trabalho no cinema foi no filme policial Police Rescue: The Movie (1994), ela tinha 25 anos. Mas foi 1997, que as portas do sucesso se abriram para Cate. Naquele ano ela realizou dois trabalhos importantes. O primeiro foi seu no filme Ainda bem que ele conheceu Lizzie. E o segundo foi Oscar e Lucinda, seu primeiro papel como protagonista. Seu trabalho foi tão bem realizado, que ela foi indicada ao prêmio de Melhor Atriz, pelo Australian Film Institute Awards.

Um ano depois o sucesso de Cate Blanchett se espalhou pelo mundo quando interpretou Elizabeth I, no longa Elizabeth. Por conta desse trabalho, ela ganhou o Globo de Ouro e o BAFTA de melhor atriz - drama, e foi indicada ao Oscar na mesma categoria. Em 2007, ela volta a interpretar o mesmo personagem em Elizabeth - A Era de Ouro.

A lista de sucesso continua, como o suspense O dom da premonição (2000), vivendo a protagonista Annie Wilson e O senhor dos anéis - a sociedade do anel (2001), na pele da elfa Galadriel. Em 2005, interpretou uma das maiores estrelas no cinema mundial, Katharine Hepburn, em O aviador. Com este papel ela ganhou o Oscar de melhor atriz coadjuvante.

Nove anos depois, a estrela obteve o seu segundo Oscar, desta vez como Melhor Atriz com o filme Blue Jasmin, de Woody Allen. Em 2015, com o filme Carol, ela repetiu a dose de sucesso, sendo indicada ao Globo de Ouro de Melhor Atriz

Família e amor 

Desde 1997, Cate Blanchett está casada com o roteirista e dramaturgo, Andrew Upton. Os pombinhos se conheceram em 1996, ocasião em que ela fez a produção de uma peça dele - The Seagull. Juntos, eles trabalham na Sydney Theatre Company, uma companhia de teatro australiana, onde Cate é codiretora artística. 

A conexão entre os dois era tanta, que pouco tempo depois do início do namoro eles decidiram passar para a próxima etapa, se casando em dezembro daquele mesmo ano. O casal teve três filhos Dashiell John, Roman Robert Ignatius Martin e, em 2015 decidiram adotar um menina, Edith. 

Copyright foto: JM11/WENN.COM/SIPA

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto