Ewan McGregor

Glaucia Fernandes

Nome completo: Ewan Gordon McGregor

Data de nascimento: 31/03/1971

Cidade: Crieff

País: Grã-Bretanha

Signo astrológico: Áries

Amigos: Colin Farrell, Dougray Scott, Jonny Lee Miller, Jude Law

 

 

 

 

 

Seu nome ficou conhecido pelo grande público depois de ter participado da segunda trilogia Star Wars. Esse escocês de olhos azuis, conquistou um espaço de destaque em Hollywood e vem ganhando, a cada trabalho, mais fãs pelo mundo. 

O ilustre nome da franquia Star Wars

Ewan McGregor nasceu no dia 31 de março de 1971, na cidade de Crieff, na Escócia. Ele tem um irmão mais velho, Collin, e é filho de um casal de professores, James Charles e Carol Diane McGregor. Desde de pequeno, Ewan acompanhava o trabalho de seu tio, o ator Denis Lawson (que participou da trilogia Stars wars no final da década de 70 e no início da década de 80). Ele o admirava e com nove anos de idade disse aos pais que teria a mesma profissão que o tio.

Em 1987, o ator decidiu abandonar os estudos. Na época, ele estudava na Morrison's Academy. Seu sonho de ser ator falava mais alto e estava certo de que era esse o seu dom. Então, ele decidiu se mudar para Londres, onde fez curso de teatro na Guildhall School of Music and Drama, uma importante escola de teatro conhecida por seus ex-alunos notáveis, como Orlando Bloom, Daniel Craig e Joseph Fiennes.

Aos 22 anos, Ewan McGregor  foi convidado para participar da minissérie Lipstick on Your Collar. No mesmo ano, Ewan saiu da telinha para ir para as telonas. Seu primeiro longa - Segredos da Vida, é uma comédia dramática, protagonizada por Robins Williams. Em 1994, ele foi escolhido pelo diretor Danny Boyle para participar de Cova Rasa, como um dos personagens principais - Alex. Em consequência deste trabalho, ele recebeu o Empire Award de Melhor Ator Britânico

Em 1996, o mesmo cineasta o escolheu para a adaptação do romance homônimo do escritor escocês, Irvine Welsh - Trainspotting- Sem Limites. Ele interpretou Renton, um jovem usuário de drogas. Para esse papel, Ewan sofreu uma verdadeira metamorfose: raspou os cabelos e fez laboratório com usuários de heroína para conseguir realizar o personagem com maior verdade possível. Em 2004, o jornal estadunidense, The New York Times, colocou o longa na lista dos 1000 melhores filmes já produzidos.

Em 1999, ele ultrapassou as fronteiras europeias, para fazer um personagem que marcaria sua carreira para sempre: o aprendiz Obi-Wan Kenobi, da saga Star Wars: Episódio 1 - A Ameaça Fantasma (em 2002 e 2005, ele voltaria a participar dos dois outros episódios da trilogia). Depois desse sucesso hollywoodiano, Ewan McGregor obteve outros papéis de destaque: um auditor corporativo em A Lista - Você Está Livre Hoje? (2008), um pai da família em O Impossível (2012) - ano em que foi escolhido para participar do júri do Festival de Cannes e vela Lumière em A Bela e a Fera (2017).

Pai, altruísta e aventureiro

Em 1995, Ewan McGregor se casou com Eve Mavrakis, uma desenhista. Um ano depois de festejarem a união nasceu a primeira filha, Clara Mathilde. Depois vieram Esther Rose, em 2001, Jamyan, em 2004 e a pequena Annouk, em 2011. As duas últimas filhas do casal foram adotadas.

Desde 2004, o ator é embaixador da UNICEF. Em 2016, ele viajou para o Iraque para realizar uma campanha em apoio às famílias que abrigadas nos campos de refugiados.

Em 2004, longe das câmeras, Ewan McGregor decidiu aproveitar as suas férias colocando o pé na estrada a bordo de uma moto, e, em companhia de seu amigo Charley Boorman. Os dois cruzaram alguns países europeus, asiáticos e americanos. Três anos depois, eles voltaram a repetir a dose, e essas aventuras deram vida as séries documentais: Long Way Round e Long Way Down. No Brasil, elas foram exibidas pelo canal National Geographic com o nome Em Duas Rodas com Ewan McGregor. 

Copyright foto: Lionel Hahn/ABACAPRESS.COM

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto