George Clooney

Glaucia Fernandes
© Nicolas Briquet/ABACAPRESS.COM

Nome completo: George Timothy Clooney 

Data de nascimento: 06/05/1951

Cidade: Lexington (Kentucky)

País: Estados Unidos

Signo astrológico: Touro

Amigos: Steven Soderbergh, Cindy Crawford, Joel et Ethan Coen, Matt Damon, Brad Pitt, Nicole Kidman, Michelle Pfeiffer, Courtney Cox

 

 

 

 

Bonito, charmoso e carismático, George Clooney faz parte dos sonhos e fantasias de várias mulheres. E sua brilhante carreira prova que ela não é somente um astro bonitão, mas também um profissional talentoso, basta conferir sua lista de prêmios e indicações ao Oscar e Globo de Ouro. Além disso, dirigiu mais de cinco filmes, foi roteirista de três longas e produziu mais de vinte trabalhos no cinema.

O eterno galã de Hollywood

George Clooney nasceu em 6 de maio de 1951, em Lexington, nos Estados Unidos. Filho de Nina Clooney Rudolf e do apresentador de televisão, Nick Clooney. O garoto sempre mostrou afeição pela televisão, uma possível influência de seu pai. No entanto, antes de ser revelado ao público, ele apareceu, como muitos iniciantes, em pequenas produções, como De Volta à Escola de Horrores (1987) e O Retorno dos Tomates Assassinos (1988).

O sucesso chegou em 1994, com a série ER (transmitida no Brasil como Plantão Médico, nas emissoras Rede Globo, SBT entre outras). Com esse trabalho ele conquistou o grande público, vivendo na pele do fascinante Dr. Ross, um dos personagens principais. Participou regularmente da série até a 6ª temporada, em 1999. Depois de uma longa pausa, voltou a fazer uma pontinha na 15ª temporada, em 2008.

No cinema, George Clooney obtém seu primeiro grande papel em Um drink no inferno (1996), de Robert Rodriguez, em que contracenou com Quentin Tarantino. Em 1997, no longa O pacificador, ele interpretou um tenente ao lado de Nicole Kidman. No mesmo ano, ele voltou às telonas interpretando Batman em Batman & Robin. Em 1998, no romance-policial Irresistível paixão, ele realizou um de seus personagens que viria a eternizá-lo como sedutor e galã. No longa, ele viveu faz par romântico com Jennifer Lopez

Em Três Reis e Mar em fúria, ambos gravados em 2000, ele interpretou personagens corajosos que também contribuíram para sua imagem de astro sedutor. Mas isso não o impediu de fazer papéis cômicos, como em  E aí, Meu Irmão, Cadê Você? (2000), filme que lhe rendeu o Globo de Ouro de Melhor Ator (Comédia). Em 2006, venceu o Oscar e o Globo de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante em Syriana – A indústria do petróleo.

Diretor, produtor e roteirista

Com seu cineasta favorito, Steven Soderbergh, ele realizou seis filmes, como Onze Homens e um Segredo (2001), Solaris (2002) e O Segredo de Berlim (2006). Juntos, eles criaram uma empresa de produção. Em 2002, George Clooney se arriscou como diretor com Confissões de Uma Mente Perigosa, filme muito apreciado pela crítica. 

Em 2013, levou para casa a estatueta Melhor Filme em Argo, no qual trabalhou como produtor. Outros trabalhos de destaque como produtor foram em Tudo Pelo Poder (2001), filme que ganhou quatro indicações ao Globo de Ouro (Clooney também atuou, escreveu o roteiro e dirigiu o longa), e Álbum de Família (2013), estrelado por Meryl Streep, Julia Roberts e Ewan McGregor.

Nos bastidores

Na vida pessoal, George Clooney já viveu muitos romances. Umas de suas últimas namoradas foram as atrizes Elisabetta Canalis e Stacy Keibler, os dois relacionamentos não passaram dos dois anos. Em setembro de 2014, ele conheceu a advogada libanesa, Amal Clooney. Eles se casaram em setembro daquele mesmo ano. Em junho de 2017, Clooney se tornou papai de gêmeos aos 56 anos. 

Além disso, o ator é politicamente engajado e se dedica a inúmeras causas humanitárias. Ele ofereceu o apoio às vítimas do terremoto do Haiti e às de outras catástrofes naturais, como as do furacão Katrina, e milita contra o genocídio de Darfur. Em 2016, durante uma coletiva no Festival de Cinema de Berlim, ele alertou sobre a dificuldade de vida dos refugiados.

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto