Cabelos cacheados: finalizador é o segredo de um visual perfeito

A redação

Garanta um visual lindo e duradouro de seus cabelos cacheados lançando mão do finalizador, também conhecido como leave-in ou ativador de cachos. Veja as dicas de como e por que o uso destes produtos são fundamentais para obter fios ondulados perfeitos

O finalizador é uma ótima opção para definir os cachos.


Cada tipo de cabelo exige cuidados diferentes, adequados à composição, textura e caimento dos fios. Até aí não há nenhuma novidade. O que poucas mulheres sabem, no entanto, é que o segredo para se alcançar belos cabelos cacheados não está restrito a xampus, condicionadores ou hidratantes. 

Sem desmerecer a eficácia destes artigos de cuidado capilar, o finalizador – produto também chamado de leave-in ou ativador de cachos – é o grande aliado para a definição e beleza dos cachos.

A escolha do finalizador mais adequado para seus cabelos está ligada a uma série de fatores: o clima da região, muitas vezes esquecido, conta bastante na hora de decidir. 

Um clima muito úmido, como de algumas regiões brasileiras (Rio de Janeiro, litoral do Nordeste e região Norte), pede um finalizador menos oleoso: um mousse spray é o ideal. Já em climas mais secos, a pedida são os finalizadores à base de óleo, silicone ou hidratantes.    

Outro detalhe importante: cabelos cacheados ou com frizz não são necessariamente secos. Portanto, caso sua raiz seja oleosa, use o finalizador apenas nas pontas, após secar os cabelos, lavados com um bom xampu adstringente (que equilibra a oleosidade). Já os ressecados precisam de hidratação e proteção.

Saiba aplicar o finalizador de cachos

Os finalizadores devem ser aplicados da metade do cabelo para baixo ou somente nas pontas dos fios. As mãos devem estar secas e devem fazer um movimento de apertar os cabelos, da ponta para cima, para garantir o volume e definição das ondulações.

Cachos mais naturais

Especialistas orientam que um dos pontos altos dos finalizadores é a praticidade. Afinal, nem sempre é possível definir os cachos com babyliss, por exemplo. O finalizador ajuda a dar um aspecto natural aos cabelos de forma rápida e que vai durar ao longo do dia. Na pressa, basta aplicar o produto nas pontas ainda molhadas e sair de casa deixando a secagem ao natural. O finalizador ameniza inclusive o efeito do vento e pode ser usado em cabelos úmidos ou até secos. O importante é não esquecer de aplicar o produto.

Secar os cachos com finalizador

Para evitar o frizz – que é o aspecto eriçado que ofusca a ondulação dos fios - os finalizadores para cachos também são recomendados. Seu efeito aderente harmoniza os fios rebeldes e potencializa o efeito da secagem com difusor.

Passe um pouquinho do finalizador nas pontas dos cabelos ainda molhados, seque com o difusor a partir das pontas e depois use mais um pouquinho do finalizador de cachos, quando o cabelo já estiver seco. O resultado será de cachos definidos, dignos de comercial de xampu!


Copyright foto: iStock

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto