Cabelos vermelhos: como cuidar e manter a cor natural o ano todo

Jessica Krieger
Uma tonalidade vibrante necessita de manutenção periódica para deixar os fios hidratados e bonitos todos os dias

Cabelos vermelhos tendem a desbotar com mais facilidade, por isso cuidados diários são fundamentais.


As madeixas ruivas da atriz Marina Ruy Barbosa continuam entre os cabelos mais cobiçados do país. Tendência também para 2016, os fios vermelhos deixam a mulher mais sensual, com um toque de ousadia. A cor continua em alta, principalmente o vermelho irisado e diversas outras tonalidades que seguem o ruivo, como castanho e loiro acobreado, por exemplo.

Mas não é nada simples deixar os cabelos vermelhos sedosos e com brilho o ano todo: é preciso ter cuidados diários para manter a cor, com retoques e hidratações periódicas. “Para manter os fios bonitos, basta utilizar uma máscara rica em graxos, nutrientes e emolientes. Aplique nas pontas e no comprimento duas vezes por semana.”, explica Nino Braz’il, da Live.Life Professional.

Ruiva natural

Há quem teve a sorte de nascer com os fios ruivos, sem precisar de coloração para deixar os cabelos vermelhos. Para estas mulheres, a recomendação é realizar a hidratação quinzenal, que deixa as madeixas bem cuidadas e com a cor realçada. No caso do uso fervoroso de secadores e chapinhas, o leave-in com proteção térmica ajuda a blindar os fios contra o calor.

Mesmo naturais, os fios ruivos também costumam desbotar. “Os raios UVA e UVB agem sob a melanina do fio alterando o tom natural do cabelo. O mesmo vale para os pigmentos artificiais. Para evitar que isso aconteça, utilize finalizadores com filtro solar”, acredita Nino Braz’il.

Cabelos tingidos

Para as morenas que querem ficar com os cabelos vermelhos não existe outra maneira: é preciso passar por um processo de descoloração dos fios. “O cabelo deverá ser descolorido até a altura de um tom amarelo claro e em seguida o profissional deverá colorir os fios com a cor de ruivo desejado pela cliente”, explica Nino. Neste caso, é importante observar a tonalidade mais próxima à raiz para manter a cor ainda mais natural.

As loiras precisam tomar mais cuidados: embora não tenham que fazer o procedimento do início, já que estão com fios mais claros, há o risco da cor não ficar na tonalidade desejada. “Para as loiras é importantíssimo observar fundo residual dos fios para evitar tonalidades indesejadas como amarelo ou laranja”, observa Luizane Cerqueira da Silva, gerente técnica da Mutari.

Para preservar a cor ideal, os cabelos vermelhos necessitam de um bom finalizador, com proteção solar e térmica, criando uma película protetora que evita o desbotamento. “É natural que os fios desbotem porque as colorações são oxidativas e os pigmentos desbotam com o tempo mesmo”, diz Luizane. A manutenção da cor também pode ser feita por meio de máscaras tonalizantes, que realçam o vermelho adquirido.

Dicas práticas

Faça hidratações semanalmente em casa ou no salão para manter os cabelos vermelhos sempre bonitos;

Utilize produtos de uma linha home care profissional com alta qualidade;

Use filtro solar sempre que lavar os fios, quando for à praia ou piscina;

Não se esqueça do leave-in e finalizadores para deixar os fios mais sedosos e bonitos;

Lembre-se: é preciso disciplina para cuidar dos cabelos, então, só depende de você ter fios hidratados e brilhantes o ano todo.
 
Copyright foto: iStock

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto