Descubra as vantagens do shampoo sem sulfato

Gabriela Torres
Para evitar o ressecamento dos fios, é importante ler o rótulo do shampoo para garantir que o sulfato não esteja presente no produto 

Dê adeus aos fios ressecados e com frizz.


O shampoo sem sulfato vem conquistando as mulheres, principalmente as cacheadas em técnicas como do low poo e no poo. Presente na maioria dos higienizadores, o sulfato age como um detergente capilar intenso e, segundo a hairstylist especializada em cachos, Mariana Duarte, isso não é nada bom para os fios.

Mas se o sulfato desempenha seu papel na limpeza dos fios, por que faz tanto mal? Na verdade, este componente limpa tão profundamente os fios que acaba removendo as propriedades naturais do cabelo. "Ele não tira apenas a sujeira, mas toda a oleosidade dos fios", garante a especialista.

Para substituir este elemento e garantir a higiene dos fios, entra em cena o shampoo sem sulfato, que contém a substância Cocoamidopropryl Betaine, responsável também por retirar as impurezas do cabelo sem agredir os fios.

De olho na composição

Além do shampoo sem sulfato, para manter os cabelos saudáveis, deve-se evitar os produtos que contém silicone insolúvel, que tem como função cuidar dos fios com uma espécie de "capa" protetora. Se essa capa não for removida com a limpeza, ela pode se acumular, evitando que os fios recebam os nutrientes da hidratação. 

O ideal é procurar por produtos que contenham silicones solúveis, que saem facilmente com o shampoo sem sulfato, já que o mesmo contém a substância Cocoamidopropryl Betaine, que higieniza e retira esses componentes, sem ressecar e desidratar o cabelo.

Mas para encontrar um shampoo sem sulfato, é preciso olhar a lista da composição (colada no rótulo) do produto antes de comprá-lo. "Se nos ingredientes tiver a substância Sodium Laureth Sulfate, é porque o shampoo contém o componente", explica Mariana.

A haistylist também alerta que shampoo sem sal não é a mesma coisa que shampoo sem sulfato, por isso é importante ler o rótulo para saber se a substância está ou não presente no produto. "Enquanto as pessoas não perceberem o mal que o sulfato faz para o cabelo, não vão prestar atenção nesses detalhes", afirma.

Vantagens de usar um shampoo sem sulfato

A especialista afirma que não existem desvantagens no uso de um shampoo sem sulfato. Ao contrário: os benefícios são muitos, especialmente para quem deseja manter os fios bonitos e saudáveis por muito mais tempo. Entre as vantagens, estão:
  • Os fios são higienizados, porém sem agressões. A oleosidade do cabelo deve ser restabelecida com hidratação e umectação (banho de óleo) semanais;
  • Ao lavar os fios com um shampoo com sulfato, ele retira todos os nutrientes presentes nos produtos de hidratação, logo, hidratar os fios e retirar todos seus benefícios na lavagem, será perda de tempo. Já o shampoo sem sulfato não elimina do cabelo esses elementos que são os verdadeiros benefícios da hidratação;
  • Os cabelos não ficarão mais ressecados e com frizz (fios arrepiados), já que o componente que limpa os fios e não agride o cabelo;
  • O componente presente no shampoo sem sulfato, o Cocoamidopropryl Betaine, retira todas as impurezas do cabelo, sem maltratar os fios.

Copyright foto: iStock

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto