Confira dicas para acabar de vez com a caspa

Ana Paula Cardoso
A descamação do couro cabeludo é causada por vários fatores: saiba como a caspa pode ser controlada e eliminada com medidas simples

Cabelo sem caspa é possível com xampus especiais e dicas caseiras.


Em termos gerais, a caspa é o resultado da descamação da pele, na região do couro cabeludo, capaz de provocar uma queda de cabelo anormal. E embora não represente qualquer risco para a saúde do indivíduo, a caspa pode ser um grande incômodo, tanto estético quanto pela coceira que pode provocar. 

Contudo, vale salientar que o problema não está associado à falta de higiene. O surgimento da caspa acontece porque as células da pele estão em constante renovação. “Quando ocorre a troca daquelas células do couro cabeludo, as mais antigas são impelidas para a superfície, sendo natural que ‘morram’ e se desprendam, formando a descamação”, explica a dermatologista Inaê Cavalcanti Marcondes Machado, da DOM Medicina Personalizada. 

Causas da caspa

Em uma pessoa com caspa, a renovação das células do couro cabeludo é mais rápida, ou seja, mais pele morta é produzida, tornando-a mais perceptível.  Entre as principais causas relacionadas à formação da caspa estão alguns tratamentos comuns em salões de beleza, como os permanentes, alisamentos (como escova progressiva) e as colorações em excesso.

A dermatologista Inaê Machado ressalta, ainda, que existem outros fatores desencadeantes da caspa. Entre eles, está a utilização de produtos inadequados (formol ou alisantes sem aprovação), variações hormonais, instabilidade emocional (ansiedade, estresse, depressão) e alimentação inadequada.

Tratamentos contra caspa

Via de regra, as áreas afetadas pela caspa necessitam de uma série de tratamentos particulares para reequilibrar o couro cabeludo. A dermatologista da DOM Medicina Personalizada alerta que, depois de estabelecidas, as caspas atraem fungos (malassezia globosa), o que complica a situação. 

A caspa não tem cura definitiva, mas pode ser controlada. Existem xampus anticaspa, que contêm princípios ativos capazes de diminuir o problema. "Os mais usados têm como base zinco, cetoconazol, selênio, alcatrão, ácido salicílico, dentre outros. Se a descamação for muito forte, pode ser necessário usar medicamentos orais, receitados pelo dermatologista", orienta a Dra. Inaê. 

Dicas caseiras para combater a caspa

Veja três dicas simples e naturais para tratar a caspa com ingredientes que podem ser encontrados em casa:

1. Iogurte: recomenda-se o uso de iogurte feito com bacilos vivos. Para utilizar, lave normalmente o cabelo em seguida espalhe o iogurte por todo couro cabeludo, massageando muito bem. Deixe agir de 10 a 15 minutos, enxague bem e volte a lavar os cabelos usando uma quantidade mínima de xampu;

2. Ervas: lave os cabelos normalmente e, no último enxague, use uma infusão devidamente coada de ervas como tomilho, urtiga ou sálvia;

3. Óleos essenciais: aplique algumas gotas de essência de alfazema, cedro, cipreste ou alecrim no couro cabeludo, de preferência à noite, antes de dormir. Também é recomendado pingar 10 gotas deste óleo no xampu neutro ou mesmo misturar ao produto das infusões feitas com estas plantas.

Copyright foto: iStock

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto