Hidratação dos cabelos: conheça 5 receitas caseiras e naturais contra fios ressecados

Ana Paula Cardoso
Com produtos 100% naturais é possível conseguir excelentes resultados para a hidratação dos cabelos

Hidratação dos cabelos com produtos naturais: ótima opção para fazer em casa.


Não são poucos os produtos oferecidos pela indústria cosmética para a hidratação de cabelos. Também os salões de beleza e hair stylists Brasil afora acenam constantemente com tratamentos e terapias indicadas a acabar com o ressecamento dos fios.

Mas apesar dos xampus, condicionadores, máscaras capilares ou outras invenções como o método Low Poo e No Poo, nem sempre os fios respondem à hidratação da maneira esperada. E, nestas horas, as receitas caseiras para a hidratação capilar costumam entrar em cena.

Hidratação dos cabelos com receita da vovó

Desde receitas da vovó até algum segredo contado por uma atriz famosa, o certo é que sempre há alguém com uma nova promessa de cabelos bonitos e bem cuidados. A boa notícia é que muitos destes 'segredos' naturais de hidratação dos cabelos têm fundo de verdade. 

E se até a própria indústria cosmética bebe na fonte da saberia popular, em relação a plantas e elementos da natureza para chegarem a seus produtos, por que os mortais comuns não poderiam experimentar essas receitas caseiras?  

"O mais gratificante é quando percebemos o quanto as pessoas ficam realizadas com os resultados, após elas mesmas fazerem seus próprios produtos, usando apenas a matéria-prima já existente na natureza", conta Anne Vausselin, diretora e criadora do Aroma-Zone, um centro de estética e Spa em Paris, que utiliza 100% de produtos naturais.

Dicas caseiras para hidratação dos cabelos

Selecionamos três receitas para hidratação de cabelos do Spa Aroma-Zone que vão deixar seus cabelos bem nutridos e mais fortalecidos. 

1. Queratina

Para começar, é preciso entender que os fios de cabelo são compostos de uma proteína chamada queratina. Quando a quantidade desta proteína está desequilibrada, os fios podem ficar oleosos ou ressecados demais.  A primeira dica, portanto,  para a hidratação dos cabelos é a própria queratina, vendida em forma líquida em lojas de produtos naturais. Não existe uma quantidade certa. O ideal é ir aplicando no cabelo de uma em uma semana  e ver como ele se comporta. Isso irá definir a quantidade certa da utilização deste produto natural.

2. Henna neutra

A planta com cheirinho de mato seco é vendida em lojas especializadas em ervas aromáticas ou lojas de produtos naturais. Usada na Índia para a  coloração de cabelo, em sua versão neutra ajuda o cabelo danificado a atingir um aspecto brilhante  e saudável.  Para melhor resultado, faça um gel colocando a henna neutra diluída em meio copo de com água mineral e acrescente duas colheres de sopa de linhaça dourada. Misture e passe no cabelo.

3. Manteiga de karité com babosa

Misture quantidade suficiente de manteiga de karité com babosa para cobrir todo o cabelo. Deixe agir e depois lave-os. Esta receita caseira de hidratação de cabelo também pode funcionar como um ‘leave-in’ de cabelos cacheados. Para isso, a quantidade deve ser de uma colher de chá de manteiga de karité derretida e uma colher de sopa de babosa. Misture bem e passe na palma das mãos e, depois, nas pontas dos cabelos.

4. Glicerina, proteína arroz e óleo de rícino,

Além de acabar com o ressecamento dos fios, esta receita é excelente para quem está enfrentando problemas de queda dos fios.  A proteína de arroz é rica em vitamina A e aminoácidos, agindo como reconstrutor dos fios. À glicerina, cabe o papel de umectar e amaciar os fios durante a hidratação dos cabelos. Misture os três ingredientes em quantidades proporcionais e passe nos cabelos. O ideal é fazer antes de dormir, usando uma touca de banho.

5. Mel, óleo de pequi se semente de linhaça

O óleo de pequi  é rico em vitaminas A, E e antioxidantes, além de ter ação anti-inflamatória, que diminui irritações do couro cabeludo. Os nutrientes da linhaça ajudam os cabelos a ficarem fortes, brilhantes, macios e com o frizz controlado. O mel garante o brilho dos fios através de seus nutrientes. Amoleça a semente de linhaça durante meia hora em água morna. Depois, misture os três ingredientes e passe no cabelo.

Modo de fazer a hidratação dos fios

Veja o passo a passo ideal para não errara na hidratação de cabelos em casa:

1) Primeiro lave o cabelo com xampu neutro;

2) Todos as receitas naturais devem ser aplicadas nos cabelos úmidos e limpos;

3) Deixe sempre agira por pelo menos 15 minutos e no máximo uma hora;

4) Para potencializar o efeito das máscaras naturais para a hidratação dos cabelos,  use a técnica da toalha quente. Mergulhe uma toalha em água quente e depois torça bem a toalha. Enrole-a na cabeça e deixe lá até a toalha esfriar;

5) Após usar uma das receitas caseiras, enxágue os cabelos e depois lave com um xampu neutro e suave e um condicionador de sua preferência;

6) Para finalizar, use água mineral com uma colher de vinagre de maçã diluído no último enxágue. 

Copyrigth foto: iStock

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto