Shampoo roxo: tratamento para os fios loiros evita tons amarelados

Fernanda Lima
Também chamado de "shampoo desamarelador", produto ainda ajuda a corrigir  a tonalidade 

Saiba quando e como usar o shampoo roxo.


Quem quer ficar loira deve estar saber que não basta ir ao salão e pintar os cabelos: as madeixas mais claras exigem cuidado redobrado. Um dos itens indispensáveis da prateleira de quem adere aos fios loiros é o shampoo roxo

Também chamado de shampoo desamarelador, o produto tem o poder de neutralizar o amarelo dos cabelos, provocado por agentes externos como sol, poluição e água do mar, além de deixar os fios mais resistentes, brilhantes e macios

Mesmo que o processo de clareamento dos fios tenha sido feito da maneira correta, é natural, com o tempo, o cabelo começar a ficar mais amarelado. É a chamada "oxidação". De acordo com Olivier Costa, hair stylist do Espaço VIP (RJ), “em um país tropical, como o nosso, esse é o grande inimigo das loiras. Neste caso, o shampoo roxo é o mais indicado”, explica o profissional.

Desamarelador ou matizador?

Segundo Olivier, é comum confundir o shampoo roxo com o shampoo matizador, mas há uma grande diferente entre os produtos. “O shampoo roxo desamarelador é responsável por neutralizar loiros mais claros e que precisam de uma leve neutralização”. explica. 

Já o segundo – o matizador – é mais intenso, mais concentrado, e neutraliza ou corrige os tons de loiros mais alaranjados ou avermelhados. “Vale apena observar altura de tom e também o fundo de clareamento para não errar na escolha, até para evitar que os cabelos fiquem acinzentados”. 

Outra dúvida comum é se o shampoo roxo também elimina os tons esverdeados que aparecem nos cabelos loiros depois daquele mergulho na piscina, já que o cloro remove a proteção hidratante da superfície das madeixas e, dependendo do tempo de exposição a esse agente químico, reage alterando a coloração. A resposta é não, pois neste caso seria necessário "matizar" os fios com um tonalizante. O indicado é que o procedimento seja feito com um profissional.

Dicas para usar o shampoo roxo

Um dos cuidados indispensáveis de quem usa o shampoo roxo, é não abusar na quantidade. “Se a formulação for suave, pode se usar até duas vezes por semana para haver uma manutenção perfeita”, explica o profissional. Mas para não errar, uma vez na semana basta. 

Ainda de acordo com o profissional, o uso excessivo do shampoo roxo deixa os fios carregados de pigmentos e eles ficam opacos e pesados. Para evitar esse problema, mesmo usando o produto na quantidade indicada, Olivier sugere fazer uma hidratação nos fios após o uso.

Copyright foto: iStock

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto