8 dicas para diminuir a oleosidade dos fios

Fernanda Lima
Falta de cuidado com os cabelos oleosos pode causar complicações como dermatites, caspa e até a queda dos fios

Confira as dicas para diminuir a oleosidade dos cabelos. 


Quando uma substância chamada de "sebo" atinge o couro cabeludo, o cabelo fica oleoso e com aspecto de sujo. Isto ocorre pois as glândulas sebáceas estão trabalhando mais do que deveriam ou são mais numerosas. Genética, puberdade, água quente e a umidade também fatores que favorecem o surgimento do sebo e, por consequência, o aumento da oleosidade dos fios. Quem tem cabelos lisos também tende a sofrer mais com o problema. 

O uso de secadores e chapinhas, aplicação de produtos próximos a raiz dos cabelos, exposição direta ao sol sem proteção, escovar os fios muitas vezes ao dia, passar as mãos nas madeixas toda hora e tratamentos químicos, como escova progressiva são outros fatores que influenciam na oleosidade dos fios.

Quando o sebo aparece em excesso, além de ser prejudicial para o visual, pode causar complicações como dermatites, caspa e até a queda de cabeloCuidados básicos podem reduzir esses problemas, mas é importante consultar um dermatologista antes de iniciar qualquer tratamento, pois o especialista pode fornecer estratégias, além de prescrever produtos e o melhor tratamento para gerenciar o excesso de óleo. 

8 dicas para reduzir a oleosidade dos fios

Confira as dicas de Marcelo Brito, hair stylist do Studio Tez/Spa do Cabelo, para se livrar desse problema:

1. Não lave o cabelo na água quente, pois ela resseca o couro cabeludo e estimula as glândulas sebáceas a produzirem mais oleosidade. Opte pela água morna.

2. Use shampoo para cabelos oleosos, pois ele possui em sua composição tensoativos, isto é, substâncias que retiram a gordura e a sujeira.

3. Não exagere no condicionador.

4. Jamais aplique o condicionador e a máscara capilar na raiz, só do meio para as pontas.

5. Não lave demais os cabelos. Não é indicado lavar as madeixas todos os dias nem ficar dois ou três dias sem higienizar os fios. O ideal é lavar um dia sim, um dia não.

6. Use shampoo seco, que tira a oleosidade do couro cabeludo. Entretanto, ele só funciona para absorver a oleosidade e não remove a sujeira.

7. O shampoo anti-resíduo também deve ser usado com cautela, pois como retira muito a oleosidade do couro cabeludo, pode ter efeito rebote. 

8. Fique longe de métodos caseiros, principalmente que envolvam o uso de limão, pois ele pode acabar manchando a pele ou causar irritação caso não seja usado corretamente.

Copyright foto: iStock

Leia também:

Anúncio google

1 comentário

Conteúdo muito bom! Se alguém quiser saber mais sobre o cetoconazol (medicamento muito indicado para casos de caspa e outras doenças dermatológicas de origem fúngicas), escrevi um artigo sobre ele aqui: https://www.drentrega.com.br/bem-estar/dores-e-sintomas/cetoconazol-saiba-tudo-sobre-este-medicamento