Aprenda o jeito certo de higienizar as escovas de cabelo

Fernanda Lima

Limpeza profunda com água corrente e sabão neutro deve ser feita quinzenalmente 

Aprenda (de vez!) a higienizar as escovas de cabelo.

 

Que limpeza é fundamental, ninguém duvida. Mas existem alguns itens do necessaire feminino que costumam ser esquecidos, como a boa e velha escova de cabelo. Um erro grave de quem adia a faxina na escova é esperar acumular fios de cabelo para poder finalmente higienizá-la.


Segundo Marília Kikuchi, técnica de beleza da Condor, limpar a escova de cabelos com um acúmulo muito grande de fios é uma prática errada. "Arrancar os fios de uma vez amolece as cerdas e danifica o produto", ensina a profissional. Fazer a limpeza de forma adequada também é importante para que a escova não perca o desempenho ao desembaraçar os cabelos, além de evitar o acumulo de fungos e bactérias.


"Não limpar as escovas corretamente pode comprometer as cerdas, assim como retirar os fios de cabelo  da escova de forma inadequada. A consequência de ter as cerdas gastas ou amassadas na hora de utilizar a escova é arranhar o couro cabeludo e arrebentar os fios do cabelo", alerta Marília.

 

Higienizar a escova de cabelo: passo a passo

Para não estragar as cerdas na hora da limpeza, Marília ensina um passo a passo para higienizar as escovas. A limpeza profunda deve ser feita a cada 15 dias, mas é importante retirar os fios presos logo após cada escovação com o cabo de um pente fino.  

1° Passo:

Lave a escova com cuidado para não danificar as cerdas. A dica é usar sabão neutro, água corrente e esfregar a escova com um pincel macio ou escovinha apropriada para escovas.

2° Passo:

Se a sujeira estiver impregnada, coloque a escova de molho de 15 a 30 minutos. Depois, lave, enxague e deixe que ela seque naturalmente.

3° Passo: 

Após lavar a escova, deixe em local ventilado, espere secar e borrife álcool 70. Deixe secando. Evite a secagem da escova com secador ou estufa, pois estes aparelhos podem comprometer a qualidade e função do produto.

 

Para cada escova um cuidado diferente

Dependendo do material utilizado na composição do produto ou do tipo de escova, é preciso tomar alguns cuidados na hora da limpeza. Confira as dicas da especialista:

  • Escova com base de madeira pode ser lavada por inteiro, já que a matéria-prima recebe tratamento para suportar a umidade;
  • Escova com base metálica pode ser deixada de molho até 15 minutos e também ser lavada como a de madeira, mas é preciso enxugá-la com pano seco para evitar oxidação;
  • Escova com base de cerâmica deve ser higienizada com um pano úmido e sabão neutro para não desgastar a cerâmica e não comprometer o armazenamento de calor que o produto possui no momento da secagem dos cabelos;
  • Escovas ionizadas e almofadadas não devem ser deixadas de molho, apenas lavadas em água corrente e secas por completo com o auxílio de um pano.

 

Copyright foto: iStock 

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto