Dicas para cuidar dos cabelos cacheados

Ana Paula Cardoso

Especialista em cabelos cacheados ensina como deixar os cachos sempre bem cuidados

Dicas para cuidar de cabelos cacheados incluem aprender até como mexer no cabelo.

 

A febre de escova progressiva e outras técnicas de alisamento de cabelos no Brasil não é por acaso. Segundo os próprios hair stylist especializados em fios ondulados, cabelo cacheado é mesmo mais mais difícil de cuidar. 

"Na verdade essa dificuldade está mais ligada ao fato de que poucos cabeleireiros sabem de fato como fazer o cabelo cancheado. Cuidar de cabelos cacheados é bem simples, mas é contracultural. No Brasil ainda existe o estigma de que cabelo arrumado é cabelo liso", comenta o hair stylist especializado em cachos Bruno Dantte.

Segundo o cabeleireiro do espaço Bruno Dantte Conceito - inaugurado em janeiro na Barra da Tijuca (Rio de Janeiro) e onde só vai cuidar de cabelos cachedos - é possível deixar as madeixas onduladas bonitas de forma bem fácil. 

Mas para atingir este objetivo, a primeira dica é desconstruir tudo que se aprendeu sobre como tratar os fios com frizz.

Low Poo e No Poo para cuidar dos cachos

Segundo especialistas, a maior parte das pessoas depositam toda a responsabilidade nos produtos. "Essa é a parte mais difícil de romper. Para começar, xampu é para ser usado somente no couro cabeludo, para higienizar", explica Dantte. 

De acordo com cabeleireiro, uma das dicas para cuidar de cabelos cacheados mais eficazes é lançar mão da técnica Low Poo No Poo. "Há produtos sem espuma no mercado que as pessoas não acreditam que limpam simplesmente porque não fazem espuma. É preciso quebrar essa resistência", conta o especialista em cachos.

Outra importante dica para cuidar de cabelos cacheados é deixar pente e escova de lado. "Cabelos cacheados devem ser desembaraçados quando estão molhados e com os dedos. Depois, deve-se amassá-los de leve, de cima para baixo, usando um finalizador (leave-in)", completa o cabeleireiro.

Fazer fitagem para dominar os cachos

A técnica da fitagem é outra dica fundamental para quem quer manter os cachos uniformes e com aparência de bem cuidados. A fitagem consiste em dividir parte do cabelo e abrir as mechas entre os dedos, separando os fios em blocos, como se fossem fitas. 

"A fitagem deve ser feita sempre com o cabelo molhado. Quem ficar com dúvida pode jogar a palavra 'fitagem' no YouTube e vai encontrar vários tutoriais", recomenda  Dantte.

 

Cabelos encharcados

Outra preciosa dica para cuidar de cabelos cacheados está relacionada ao uso do finalizador. "Essa é outra quebra de paradigma. O finalizador deve ser aplicado sempre com o cabelo encharcado após a lavagem", conta Bruno Dantte. A forma de secar os fios é outra novidade na relação de dicas para cuidar dos cabelos cacheados.

"Cabelos cacheados não devem ser esfregados com toalha e sim amassados de leve com panos ou toalha de microfibras, ou até mesmo papel vegetal. Algodão não é recomendado. E a secagem sempre é feita de cima para baixo", ensina o cabeleireiro.

Aliás, para manter cabelos cacheados sempre lindos, Bruno Dantte orienta a esquecer de vez a mão de cima para baixo "Até passar a mão no cabelo deve ser feita de forma diferente em quem tem cachos. Sempre de baixo para cima e nunca de cima para baixo", ratifica o hair stylist.

E a última, mas não menos importante, dica para cuidar de cabelos cacheados refere-se aos ingredientes da composição dos leave-in, condicionadores e demais produtos finalizadores. 

"Quem tem cabelos cacheados deve ficar longe de produtos cujos componentes sejam óleos sintéticos. Óleo mineral, parafina líquida, petrolato e silicone não devem estar presentes nos produtos destinados aos cuidados com os cabelos cacheados. Leia sempre a composição indicada na embalagem", sugere o especialista.

Copyright foto: iStock.

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto