Tonalizante altera a cor dos fios sem causar danos

Fernanda Lima

Ideal para quem tem alergia à amônia, produto não resseca o cabelo e pode durar até 25 lavagens nos fios

Tonalizante pode ser aplicado em casa, sem a ajuda de um profissional.


A principal função do tonalizante capilar é potencializar o tom natural e o brilho dos fios, sem causar mudanças radicais na cor. Sua ação pode ser facilmente confundida com a de uma coloração permanente, porém, a grande diferença é que o produto tem a vantagem de colorir sem causar qualquer tipo de agressão aos cabelo. 

Por essa razão, é comum ouvir que o tonalizante é uma "tintura mais suave". Além disso, o produto contém menos oxidante e amônia, substâncias conhecidas por causarem o ressecamento das madeixas. O tonalizante ainda conta com muito mais pigmentos  (o dobro que a coloração!) responsáveis por fixarem a cor dos fios.

O cosmético é recomendado para pessoas com alergia ou que preferem evitar a amônia. Também é indicado para quem busca disfarçar pequenas imperfeições, como os fios brancos, ou o aspecto desbotado do cabelo. O resultado?  Madeixas mais saudáveis, sem química e com mais brilho!

Tonalizante X Tintura

Júnior Carvalho, colorista do C. Kamura SP, explica que o tonalizante e a tintura de cabelo agem de maneira bastante diferente no cabelo, devido à composição, . A tintura ou coloração permanente, por exemplo, é composta por amônia e oxidantes suficientes para abrir as escamas do cabelo e entrar na cutícula dos fios, mudando seu tom e cor por completo. Por isso, não é indicada para cabelos que possuem muita química.

Já o tonalizante, além de não agredir os fios, pode ser usado por qualquer tipo de cabelo, sejam eles naturais ou quimicamente tratados. Outro benefício do produto é que ele não deixa marcas na raiz, dispensando a necessidade de retoques. O tempo de duração nos fios varia de 15 a 25 lavagem, enquanto a tintura pode durar até 30 lavagens.

"Em contrapartida, o uso constante do tonalizante dificulta o resultado do procedimentos como o reflexo, devido ao excesso de pigmentação. Além disso, como o tonalizante só dá cobertura ou escurece os fios, ele também é contraindicado para quem deseja clarear os cabelos", explica o colorista, .

Dicas para usar o produto em casa

O tonalizante pode ser facilmente aplicado em casa, sem a ajuda de um profissional, pois diferente da tintura, não tem risco de deixar o cabelo manchado. Para isso, basta seguir à risca as orientações indicadas na embalagem. O ideal é aplicar o produto a cada 60 dias.  

Carvalho explica que se o objetivo for cobrir os fios brancos, a aplicação deve ser feita com os cabelos secos. Porém, se a intenção for alterar a cor dos fios, sem mexer no tom natural, o melhor é molhá-los antes.  

Por fim, o expert ensina que, além dos tonalizantes tradicionais disponíveis no mercado, também é possível encontrar a versão incolor, indicados para os cabelos com químicas, como progressiva, reflexo e descoloração. “Ele age fechando as cutículas, por meio da troca de oxigênio, aumentando ainda mais o brilho do cabelo e evitando ressecamento ou quebras”, finaliza o expert

Copyright foto: iStock

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto