Detox capilar: o que é e quando fazer este tratamento nos fios

Jessica Krieger

Produtos específicos com ação desintoxicante, usados em casa ou no salão, deixam os cabelos mais macios e com aspecto bem natural

Um bom shampoo de limpeza profunda é o primeiro passo para o detox dos cabelos.


Excesso de química, toxinas do dia a dia, além do aumento do suor durante os dias mais quentes, contribuem para o aumento da oleosidade dos cabelos. Como resultado, os fios ficam mais enfraquecidos, opacos e até mesmo sujeito a quedas

Um dos procedimentos usados para eliminar as impurezas, células mortas e resíduos de cosméticos dos cabelos é o chamado detox capilar. Em casa ou no salão, é possível tratar as madeixas, facilitando a oxigenação e a ativação da circulação no couro cabeludo.  

Vantagens do detox capilar

O detox capilar proporciona cabelos mais viçosos e brilhantes, com couro cabeludo saudável. Com o aumento da circulação local e a renovação celular, este tratamento consegue até prevenir a queda precoce dos fios. Este procedimento simples é indicado especialmente para os cabelos oleosos.

“Mas também é recomendado para os crespos, cacheados e quem faz uso das técnicas do Low e No Poo. Estas mulheres utilizam finalizadores que precisam se desprender do couro cabeludo e dos fios para uma renovação capilar”, explica o cabeleireiro e visagista Wilson Farias. 

Produtos específicos

Para o tratamento, são utilizados produtos com ativos naturais que trazem ação desintoxicante. Os xampus e condicionadores utilizados neste processo contam com propriedades antissépticas e anti-inflamatória, indicados para equilibrar a oleosidade natural do couro cabeludo. 

Farias conta que o xampu de efeito peeling, por exemplo, leva ingredientes como gengibre, alecrim e hortelã, que limpam e ativam a circulação. “Argila branca, também, pode ser usada. Costumo usar antes de tudo uma pomada scalp para amolecer as impurezas e fortalecer a raiz dos cabelos”, conta. Máscara de hidratação rica em antioxidantes e leave-in finalizador de baixo peso molecular finalizam o processo.  

Claudio Alongo, Gestor de Marketing do Alta Moda É... do Grupo ALFAPARF, explica que os produtos para detox capilar tratam sem ressecar os fios. “Sua ação permite que os cabelos sejam limpos por mais tempo, evitando lavagens constantes”, diz.

“São itens que tratam as raízes oleosas com uma formulação balanceada que oferece extra condicionamento e aporte de brilho sem efeito pesado”, completa, citando a linha 7 Ervas de Tratamento Detox da marca. 

Bons resultados em casa 

Um tratamento mais completo pode ser feito em um salão de beleza especializado. O detox capilar pode custar de R$ 80 a R$ 150 quando realizado por um profissional. Mas também é possível fazer esse procedimento em casa, com os produtos adequados para este fim.

O hair stylist Willie Mitchel esclarece que, em casa, o importante é fazer uso de um bom xampu de limpeza profunda. “Deixe-o agir de 10 a 15 minutos e enxágue. Depois, você pode misturar no creme de tratamento um óleo de coco. Aplicar e deixar agir também por 15 minutos. Depois, é só retirar e finalizar como preferir”, conta o especialista.  

 

Copyright foto: iStock

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto