Banho de brilho: para que serve e como fazer em casa

Cibele Maciet

Tratamento que mistura tintura ou tonalizante e creme hidratante promete dar brilho extremo a cabelos ressecados e desbotados. Aprenda a fazer o banho de brilho em casa!

O banho de brilho confere maciez e brilho extremos aos fios.


Indicado para cabelos secos, opacos e sem vida - devido à exposição ao sol sem proteção, tintura em excesso, má alimentação, entre outras causas - , o banho de brilho (ou "hair glazing") nada mais é do que a aplicação de tintura ou tonalizante misturados com creme hidratante nos cabelos.

A aplicação dessa mistura ressalta a cor do cabelo (natural ou com química), previne o desbotamento da tintura ou trata e colore cabelos já desbotados e sem brilho e deixa os fios maleáveis e hidratados.

Mesmo para quem hidrata os cabelos frequentemente, é recomendado fazer o banho de brilho pelo menos duas vezes por mês, visto que o efeito dura somente oito lavagens. Assim, dá para adiar um pouco a ida ao cabeleireiro para fazer a coloração por completo. 

Para todos os tipos de cabelo

O banho de brilho não é só indicado para quem tem tintura ou tonalizante nos cabelos. Ele pode e deve ser feito nos cabelos naturais também, em todas as cores e formas possíveis de madeixas, sem nenhuma contra indicação.

A ideia do banho de brilho não é tingir os cabelos - pois não leva amônia na mistura -, ele só confere brilho e maciez extremos aos fios. Mas, mesmo assim, a tinta pode "pegar" um pouco nos cabelos. Então, o ideal é escolher a tinta da cor exata dos fios ou levemente mais clara para não manchá-los.

Dá para fazer o banho de brilho com produtos já prontos no salão de beleza ou, se preferir, em casa, o que dá super certo - além de ser mais econômico. 

Mas, atenção: se os cabelos são tingidos e a raiz dos cabelos estiver precisando de retoque, faça-o antes do tratamento. Senão o cabelo pode ficar manchado, comprometendo o resultado desejado.

Nutrientes para acrescentar aos banhos de brilho

Ao preparar a mistura para fazer o banho de brilho em casa, além do tonalizante ou tintura e o creme hidratante,  é possível acrescentar ampolas de vitamina para nutrir ainda mais os fios. Veja algumas dicas de ingredientes que podem turbinar a máscara de brilho:

  • Extrato de uva: deixa os cabelos mais leves, sedosos e brilhantes, dando um aspecto de leveza;
  • Vitamina D: é ideal para os cabelos enfraquecidos e com pontas duplas;
  • Vitamina E: nutre os fios profundamente, trazendo bons resultados para cabelos extremamente secos; 
  • Extrato de bambu: fortalece a raiz e estimula o crescimento dos fios;
  • Óleo de argan: ajuda na reconstrução capilar hidratando, fortalecendo e dando brilho;
  • Vitamina A: apesar de famosa por fazer os fios crescerem mais rápido, pode levar à queda de cabelo, então cuidado ao usar a vitamina;
  • Bepantol líquido: também pode ser um fiel amigo para os cabelos: ajuda na reparação dos fios, na hidratação e também no crescimento mais ágil do cabelo.

Banho de brilho com tinta

Indicado só para cabelos virgens ou com tintura integral. É importante escolher um creme hidratante branco para fazer o tratamento, para não influenciar no tom final! 

O resultado é a cor do cabelo - tingida ou natural - com muito mais brilho. Para incrementar a mistura, é importante adicionar os nutrientes  que recuperam a fibra capilar: a escolha do produto vai depender das necessidades do cabelo.

Banho de brilho com tonalizante

Feitas para cabelos com mexas, luzes e reflexos ou já adeptos do tonalizante, as receitas são as mesmas do banho com tintura, mas aqui, leva o tonalizante - que pode até ser incolor.

A ideia é a mesma: realçar a cor dos fios e trazer maciez aos fios. O resultado é realmente satisfatório! 

Receitas caseiras de banho de brilho

Com ampola de vitamina

  • Meio tubo de tinta na cor exata dos cabelos ou de tonalizante;
  • 3 colheres de sopa de creme na cor branca;
  • 1 ampola de vitamina.

Com Bepantol

  • Meio tubo de tinta na cor exata dos cabelos de tonalizante;
  • 3 colheres de sopa de creme na cor branca;
  • 1 colher de queratina líquida;
  • 1 colher de pantenol (vitamina B5) ou Bepantol líquido (pode ser encontrado nas farmácias).

Modo de aplicar

Após lavar os cabelos normalmente, aplique a mistura em toda a extensão do cabelo. Espalhe bem por todas as mechas com a ajuda de um pincel (para não manchar as mãos).

Não esqueça de aplicar vaselina nas extremidades do rosto para não manchar a pele. Deixe descansar por 30 minutos antes de enxaguar por completo.
 

Banho de brilho pode ser feito em todos os tipos e cores de cabelo, o segredo é escolher a tinta ou tonalizantes certos.


Banho de brilho sem tintura ou tonalizante

Existem também os famosos banhos de brilho sem tintura ou tonalizante que conferem brilho e maciez às madeixas apenas com produtos caseiros. O hair stylist Barthélémy Joris  três receitas rápidas e fáceis.

1) Receita de banho de brilho para cabelos escuros

  • 3 colheres de sopa de pó de café;

  • 3 colheres de sopa de chocolate em pó;

  • Água para misturar;

  • Creme de hidratação.

Modo de aplicar: Misture o café com a água e leve ao fogo e deixe até ferver. Após esfriar, acrescente o chocolate em pó e o creme de hidratação e misture bem. Aplique a mistura nos cabelos já lavados com xampu. Enxágue após 30 minutos.

2) Receita de banho de brilho com abacate para todos os tipos de cabelo

  • Um abacate;

  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva;

  • 1 colher de sopa de mel;

  • 1 gema de ovo;

Modo de aplicar: Misture os ingredientes e aplique a mistura nos cabelos já lavados com xampu. Enxágue após 30 minutos.

3) Receitas de banho de brilho com limão para todos os tipos de cabelo 

Esprema um limão dentro de um vaporizador com 300 ml de água. Após lavar os cabelos, aplique a mistura sob os fios ainda molhados e deixe secá-los naturalmente.

Dicas para escolher bem os cremes hidratantes e tinturas

Não precisa escolher o melhor creme (e mais caro) do mercado. Pode ser até aquele creme que já está no armário do banheiro. O essencial é que ele seja branco. A hair stylist Michela Santiago, do salão W Studio Cabeleireiros, dá dicas para escolher o creme certo. "Para hidratar é importante procurar produtos que contenham ceramidas, lipídeos, aloe vera (babosa) e ácidos graxos. Todos esses componentes devolvem água e maciez ao fio", explica a cabeleireira.

E complementa: "Use produtos para o cabelo com filtro UV. Em dias de exposição ao sol  - para pegar uma corzinha ou para uma corrida ao ar livre -, não é só a pele que precisa de proteção solar. Por isso, use produtos com filtro UV também nos cabelos. Isso evitará que os raios solares queimem, desidratem e desbotem os fios", alerta Michela.

Em relação à tintura ou tonalizante, o conselho é o mesmo: escolha uma tinta de qualidade, da sua confiança e exatamente da cor do seu cabelo. Procure eleger o produto que mais agrega benefícios para os fios. Por exemplo, aquele que além de tingir, ainda contém queratina, que restaura a estrutura capilar.

Copyright foto: iStock

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto