Como fazer escova: veja as dicas para alcançar o liso perfeito

Cibele Maciet

Sair do salão com um cabelo de capa de revista é o sonho de muitas mulheres. Mas como não é possível ir sempre ao salão, aprenda a deixar o cabelo liso em casa

É possível ter cabelos lisos perfeitos com uma boa escova caseira e algumas dicas essenciais. © iStockphoto.com


Pode parecer um bicho de sete cabeças, é possível fazer uma boa escova caseira. Mesmo que ela não fique perfeita, dá para alcançar fios lisos e soltinhos sem muito esforço.

Kátia Toledo, técnica da marca Marco Boni, dá algumas dicas essenciais para ter pelo menos um resultado satisfatório.

Com qual escova?

O primeiro passo para deixar o cabelo liso é escolher uma boa escova. Todo mundo tem dúvidas de qual é o  modelo certo para cada tipo de cabelo. Kátia explica as diferenças de cada uma delas.

Corpo de metal

As escovas com corpo de metal são ótimas para quem têm fios de fácil finalização. "Elas são ideais para secar, finalizar e modelar os fios. O certo é escolher as com cerdas de nylon e javali, que proporcionam maior tração na modelagem, melhor finalização da escovação e brilho aos fios", explica.

Corpo de madeira

Para quem possui cabelos com frizz a melhor opção para deixar o cabelo liso são as escovas de madeira: elas reduzem a estática dos fios e garantem o liso perfeito. "Escolha as que são produzidas em madeira nobre com cerdas de dupla altura em nylon e javali (que reduz o volume) e com pontas arredondadas, que aumentam a tração dos cabelos", detalha Kátia. 

Corpo de cerâmica

Já para os fios que têm dificuldade de alinhamento, a melhor opção para deixar o cabelo liso é usar as escovas de cerâmica.  “O corpo das escovas de cerâmica aquece e mantém o calor do secador por mais tempo”, ressalta a técnica. "Ótimas para secar e alisar fios ondulados e cacheados, a escova em cerâmica mantém o calor e agiliza a secagem. Melhor ainda se elas tiverem cerdas de dupla altura em javali e nylon ionizado em formato de “V”, com pontas arredondadas, para possibilitar uma maior tração nos fios", completa. 

Passo a passo:

Escolhida a escova, é importante seguir as dicas à risca,  sem pressa e ansiedade, para alcançar o liso perfeito. Comece tentando devagar, e se não der certo logo na primeira vez, insista até conseguir um bom resultado.

  1. Lave bem os cabelos. "Faça isso sem pressa e com cuidado. Certifique-se que os fios estão completamente limpos. Garanta que não restou nada de condicionador, excesso de produto deixa os fios pesados", explica a profissional.
  2. Aplique um protetor térmico. "Nem pense em secar os fios sem antes aplicar um protetor térmico nos fios! Ele vai garantir que o calor do secador não danifique o cabelo e ainda por cima dê brilho às madeixas", acrescenta Kátia.
  3. Hora de escovar. "Comece dividindo o cabelo em pequenas mechas. Seque da raiz até as pontas e nunca encoste o secador nas cerdas, o calor pode derreter sua escova. Mire o jato do ar de cima para baixo, isso evita que os fios fiquem arrepiados no final do processo e garante fios lisos", conta Kátia.
  4. Modelando as pontas. "Para deixar o cabelo liso com belas ondas nos cabelos, ao final da secagem de cada mecha envolva a ponta dos fios na escova e mire um jato de ar frio. Isso fixa a modelagem por mais tempo", revela a profissional.
  5. Use um bom finalizador. "Na hora de finalizar, dá para aumentar a validade da escova com o uso de um bom finalizador. Mas use com moderação, aplicando o produto do meio dos fios para as pontas. Assim os fios não ficam com um aspecto oleoso e o cabelo liso perfeito", finaliza.

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto