Fitagem: aprenda a técnica para definir os cachos

Jessica Krieger

Este processo simples, que utiliza apenas as mãos e um creme de pentear, ajuda a controlar o volume e deixa os cachos mais bonitos e maleáveis

A fitagem deixa os cachos mais maleáveis e definidos. © iStockphoto.com/m-imagephotography


A fitagem não é um bicho de sete cabeças e pode ser feita em casa usando apenas um creme para pentear ou leave-in. Esta técnica foi desenvolvida por mulheres com cabelos crespos e cacheados com o objetivo de deixar os fios com uma textura definida e volume controlado

Este processo não tem contraindicação e é recomendada também para quem está na fase de transição capilar. “Fitagem é uma finalização com uso somente das mãos e dedos. O benefício é um cabelo com cachos impecáveis e sem frizz”, explica a cabeleireira Adriana Carnevali da Nick Vick

Segredos da fitagem

Para deixar os cachos definidos com a fitagem é preciso usar uma quantidade generosa de creme de pentear, condicionador sem enxágue ou leave-in. O processo consiste em separar pequenas mechas de cabelos, que recebem os produtos uma a uma – da raiz até as pontas. 

“Depois de lavado e condicionado, retire o excesso de água do cabelo com uma toalha, penteie os cabelos com um pente largo. Separe e vá pegando pequenas mechas e aplicando  leave-in e modelando-as”, completa Adriana. 

A influenciadora digital Mathira Menezes, do blog Fique Diva com Niely conta que gosta de inclui um pouco de gelatina na fitagem. “Eu gosto de fazer um mix com o creme para pentear e a gelatina (...). Você também pode misturar o óleo ou o finalizador que desejar com o creme de pentear".

Depois de passar o produto em cada mecha ou “fita” dos cabelos, é recomendado amassar os fios contra a cabeça para um movimento mais natural dos cachos e deixar secar naturalmente.

Para fazer a fitagem, basta dividir os cabelos em mechas e usar os dedos. © Reprodução/Pinterest/Cacheia!

Passo a passo

Acompanhe o passo a passo de como fazer a fitagem em casa, com dicas da Mutari, para não errar no processo e deixar os cachos com pouco volume e alta definição: 

1) Os cabelos precisam estar recém-lavados e hidratados, porém não muito molhados, apenas úmidos.

2) O primeiro passo para a fitagem é dividir o cabelo em, pelo menos, quatro partes, duas atrás e duas na frente para facilitar o processo.

3) Escolha um produto sem enxágue de sua preferência e lembre-se que os fios mais crespos precisam de itens com mais consistência.

4) Separe uma mecha e aplique a quantidade necessária de creme. Em seguida, encaixe os dedos nos cabelos, como uma garra, e puxe até as pontas, pressionando (como na foto acima). Os fios vão ficar esticados como “fitas”. Depois amasse as mechinhas ou fitas contra a cabeça, para que cada uma se torne um cachinho definido.

5) Repita o processo em toda a cabeça, tomando o cuidado de umedecer com um borrifador as mechas que tiverem secado, antes de passar o creme. Terminada a aplicação do produto, deixe o cabelo secar naturalmente;

6) Com os cabelos já secos, use um óleo capilar ou um reparador de pontas para lubrificar a mão e solte, delicadamente, as mechas mais próximas da raiz, para garantir um movimento maior aos fios

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto