Umectação repõe nutrientes e contribui com o fortalecimento dos fios

Jessica Krieger

Este banho de óleos 100% vegetais é o queridinho das divas crespas e cacheadas, mas indicado para todos os tipos de cabelos

A umectação é feita com óleos vegetais que nutrem os fios de maneira profunda. © iStockphoto.com/zest_marina


A umectação capilar ficou conhecida nos últimos anos como um tratamento que ajuda a recuperar os fios danificados e pontas duplas. Especialmente em cabelos crespos e cacheados, que sofrem um ressecamento natural extra graças ao formato dos cachos. 

A umectação nada mais é do que a utilização de óleos vegetais que repõem os nutrientes dos cabelos perdidos no dia a dia. Neste processo, são usados óleos de coco, argan, uva, amêndoas, rícino, linhaça e até macadâmia que apresentam ativos capazes de fortalecer os fios. 

“Este tratamento é o antigo banho de óleo que combate o ressecamento, porosidade e frizz”, esclarece Ana Maria Clemente, técnica capilar da Skafe Cosméticos.

Tipos de cabelos

Ana Maria explica que a umectação é indicada sim para qualquer tipo de cabelo. Mas é usado especialmente por mulheres com madeixas crespas e cacheadas. Estes fios apresentam maior grau de porosidade graças ao seu formato espiral, que impede a distribuição da oleosidade natural em todo cabelo. 

Por se tratar de uma reposição lipídica que proporciona nutrição aos fios, a umectação ajuda a recuperar o brilho e maciez destes cabelos danificados. O procedimento trata profundamente a fibra capilar, diminuindo até o volume. 

Por isso, o tratamento é indicado, ainda, para cabelos secos, porosos, quimicamente tratados e aqueles que estão passando pela transição capilar. “A umectação também pode trazer muitos benefícios para fios lisos, que sofrem com ressecamento e com frizz”, completa a especialista. 

Ana Maria ressalta ainda que a umectação deve ser feita uma ou duas vezes por semana, em caso de cabelos extremamente ressecados. Já para fios opacos e danificados, a indicação é a cada 15 dias. 

Como é feita a umectação?

O procedimento de umectação pode ser feito em casa: o importante é escolher sempre óleos vegetais. A frequência da prática varia de acordo com a necessidade do cabelo. 

“É preciso respeitar o seu cronograma capilar e incorporar nele o método de acordo com o ressecamento do cabelo. Os fios quimicamente tratados tendem a precisar de mais umectação que os outros tipos de cabelos”, alerta Luciana Amorim, técnica capilar da Inoar. 

A expert conta que existem duas maneiras para fazer a umectação. A primeira é dormir com o óleo nos cabelos, quando a aplicação é feita em cima dos fios sem lavá-los E a segunda opção é passar o óleo escolhido antes de lavar, deixar agir por alguns minutos e depois proceder com a higienização normalmente. 

A dica é enxaguar muito bem os cabelos, para não deixar resíduos dos produtos, nem aquele aspecto oleoso, pesado nos fios. Abaixo, confira o passo a passo para fazer a umectação em casa

  1. Divida o cabelo em mechas e aplique o óleo 100% vegetal de sua preferência ou de acordo com a necessidade dos fios. Lembrando que o cabelo não precisa estar limpo para aplicação; 
  2. O óleo deve ser aplicado em toda extensão dos fios, enluvando mecha a mecha;
  3. Não se esqueça de massagear o couro cabeludo para ativar a circulação sanguínea;
  4. É preciso deixar agir por no mínimo 30 minutos ou durante toda a noite, que é o que chamamos de umectação noturna;
  5. Após o tempo de ação lave como de costume.

Método UCPE

Para quem não conhece, o método com a sigla UCPE Umectar, Condicionar, Pausar e Enxaguar – nasceu da necessidade de nutrir e hidratar profundamente os cabelos.  Neste tratamento, o condicionador é usado como forma de retirar o óleo dos fios, mantendo os cabelos ainda mais soltos e saudáveis.

“O passo a passo do processo é bem simples. Primeiro, você realiza a umectação nos cabelos e deixa agir pelo menos por duas horas. Para retirar o produto, você usa um condicionador de composição liberada para as técnicas No Poo e Low Poo”, explica a Luciana. “Como a ideia é fazer com que o produto retire todo o óleo, aplique uma quantidade generosa”, acrescenta a especialista. 

É importante deixar o condicionador agir de 20 a 30 minutos. Após este tempo de pausa, a dica é enxaguar abundantemente para retirar todos os resíduos dos fios. 
 

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto