Escova gradativa: cabelos lisos sem formol

Jessica Krieger

Este alisamento capilar diminui o volume e sela os fios, deixando-os lisos e com brilho natural

Escova gradativa diminui os cachos, volume e frizz. © iStockphoto.com/Poike


Mesmo com a onda dos cachos naturais, muitas mulheres ainda preferem os cabelos lisos. E para isso não poupam esforços: escova inteligente, progressiva, definitiva... opções de tratamentos não faltam para quem deseja ter os fios retinhos.  Uma delas é a escova gradativa, que ajuda a controlar o volume e deixa os cabelos com mais brilho e movimento.

A escova gradativa está fazendo sucesso porque, além dos bons resultados, ainda é feita com produtos sem formol. Esta técnica é feita com itens à base de amônia e polímeros de silicone, que reduz gradativamente o volume dos cabelos.

Como é feita a escova gradativa?

Normalmente, o processo de aplicação demora pouco mais de duas horas.  E não tem nada de complicado: consiste em lavar os fios, aplicar o produto adequado e deixar agir no tempo indicado pelo fabricante. Depois, é só enxaguar, escovar os cabelos e passar a chapinha. “É recomendado ficar sem lavar os fios por dois dias”, afirma o visagista Andy Vitiello.

A escova gradativa é indicada para quase todos os tipos de cabelo já que, além de proporcionar fios mais lisos, ainda hidrata e agrega maleabilidade. Não é recomendada para madeixas com química ou muito ralas.

“Também não é recomendado também para mulheres grávidas e é sempre importante realizar um teste de alergia antes de proceder com a escova”, acrescenta Rafael Bertolucci, do salão Urban Clinique.

Duração e cuidados com os fios

Com a escova gradativa, o alisamento acontece de forma gradual, ou seja, o cabelo vai se alisando cada vez mais, à medida em que o procedimento é refeito. Porém, dependendo do tipo de cabelo, é necessário usar o secador para garantir um liso perfeito.  

A técnica dura aproximadamente 3 meses. “Em regiões onde fio está mais frágil o efeito pode ser permanente”, ressalta Bertolucci. Para ter os fios mais lisos e com movimento neste período, é importante investir em cuidados essenciais, usando bons shampoos, máscaras de hidratação e leave-in. 

Escova gradativa, inteligente ou progressiva?

Ao contrário de certas técnicas de alisamento dos cabelos, a escova gradativa alinha e cuida dos fios. Essa técnica alisa menos que a progressiva, mas tem a vantagem de não usar produtos com formol, que podem deixar os cabelos frágeis e quebradiços com o passar do tempo. 

A escova inteligente, por sua vez, é um procedimento que se assemelha com a gradativa, pois também não usa formol e hidrata os fios. “Com a gradativa, conforme o tempo passa, o cabelo vai melhorando, fica sem frizz, os cachos ficam mais largos e torna-se bem prático cuidar dos cabelos no dia a dia”, explica Vitiello.

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto