Conheça o teste de porosidade que avalia a saúde dos cabelos

Jessica Krieger

O objetivo é saber o nível de porosidade dos fios para determinar o melhor tratamento para os cabelos

Teste de porosidade pode ser feito em casa. © iStockphoto.com/puhhha


Cabelos porosos são aqueles ressecados, que necessitam de tratamentos para ficar macios e com brilho. Para detectar se as madeixas estão ou não saudáveis, existe uma avaliação que pode ser feita em casa, conhecida como teste de porosidade.  

A porosidade capilar é caracterizada pela abertura das cutículas dos fios, que ficam como se tivessem “arrepiadas”, deixando sua estrutura fraca e exposta.

"Existem três tipos de porosidade: a baixa, média e alta. Cada nível deve identificado para saber se os fios têm condições de absorver a água e receber tratamentos, como hidratação, nutrição e reconstrução”, diz Sheila Peloggia, cabeleireira e técnica da DO.HA.

Como fazer o teste de porosidade

Sheila afirma que existe um teste bem fácil e simples para saber se seu cabelo está com alta, média ou baixa porosidade. “No dia em que estiver com os fios limpos, separe alguns e coloque dentro de um copo com água filtrada”, explica.

Após 10 minutos, se o fio afundar, significa que ele tem alta porosidade. Se ficar no meio do copo, boiando, possui média porosidade. Agora, se o cabelo subir para a parte superior indica que tem baixa porosidade. 

“Desta forma, você já identificou o nível de porosidade dos seus fios. Fique sabendo que cada um tem um tratamento específico. Prepare os produtos do seu cronograma capilar e mãos à obra!”, conta.

Baixa, média e alta porosidade

Afinal, o que significa cada nível de porosidade dos fios? O especialista Beto Santana, diretor técnico da Varcare afirma que a porosidade é baixa quando as cutículas do cabelo estão bem fechadas e isso torna mais difícil a absorção de água e produtos de tratamento. 

“Dizer que o fio tem porosidade média é o mesmo que afirmar que as cutículas estão meio abertas e o cabelo é saudável”, analisa. Mas, mesmo com esta porosidade, eles precisam ser cuidados para não ficarem com aspecto opaco e sem brilho.

A alta porosidade pode ser causada por excesso de calor ou processos químicos, deixando os fios muito ressecados, com frizz e quebrando com facilidade. “A alta porosidade é quando as cutículas estão muito abertas. Neste caso, eles absorvem água rapidamente e perdem com a mesma rapidez”, completa.

Tratando cada grau de porosidade

O expert Eli Augusto, do Studio Voyage, esclarece que cabelos com alta porosidade precisam de reconstrução capilar. Neste caso, o ideal é um tratamento com máscara concentrada à base de queratina. “É preciso devolver tudo o que o cabelo perdeu, de água e massa”, especifica.

Fios com média porosidade estão saudáveis e, para mantê-los dessa forma, é necessário focar na nutrição dos cabelos ou umectação com óleos vegetais. Já as madeixas com baixa porosidade precisam mesmo é de hidratação. “A dica é lavar com água morna para abrir as escamas, o que auxilia na penetração dos produtos”, informa.

Como manter a porosidade média dos fios

O cabeleireiro Rafael Bertolucci dá dicas infalíveis para manter os cabelos saudáveis, com porosidade média que absorvem água e tratamentos com mais facilidade. Confira:

  • Evite o excesso de calor, com uso de secador, prancha e outros utensílios;
  • Não use produtos que clareiam ou alisam os cabelos “by yourself” em casa;
  • Uma vez por mês, banhe os cabelos com vinagre de maça e deixe agir por 10 minutos antes de lavar;
  • Para tratar a porosidade de maneira efetiva, o ideal é procurar um terapeuta capilar ou tricologista que saberá se os seus cabelos precisam de  tratamento à base de aminoácidos e lipídios ou da selagem cuticular.

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto