Protetor térmico: saiba como usar corretamente

Carolina Ferreira

O cabelo precisa de proteção antes de enfrentar o calor de secador ou  chapinha. Confira as dicas dos profissionais  

Os fios precisam ser protegidos antes da chapinha. © Istock/jakubzak
+-


Quem sempre faz escova ou chapinha sabe. Em contato com o calor, os fios podem ficar quebradiços e ressacados. Por isso, o protetor térmico é  essencial neste processo, protegendo os fios e deixando-os hidratados. Tanto faz se for secador, prancha alisadora, babyliss ou difusor: se for utilizar um equipamento com calor, é preciso usar o protetor. 

"O protetor deve ser utilizado após a lavagem e antes do uso da chapinha, secador e babyliss. É importante ressaltar que a chapinha e o babyliss nunca podem ser usados em fios úmidos, e sim secos", salienta o hairstylist Ítalo Leite, do Werner Maison.

Não é necessário aquecer este tipo de produto antes de usar. Ele irá agir ao entrar em contato com o calor da ferramenta, formando uma proteção na fibra. Cuidado também com a quantidade: o produto deve ser utilizado apenas dos comprimento às pontas.

"A quantidade pode ser equivalente a uma moeda de 50 centavos. O ideal espalhar bem pelo comprimento com um pente", explica Ítalo.

É tratamento?

Alguns protetores têm efeito de reconstrução e nutrição profunda nos cabelos podendo até tratar os fios de dentro para fora.

"Só que, não podemos esquecer que o excesso de chapinha, secador e outros utensílios, podem causar problemas marcantes ao cabelo, por isso o uso do protetor térmico é tão importante até mesmo como forma de tratamento", afirma Rafael Bertolucci, do Urban Clinique Rafael Bertolucci.

Os tipos de protetores

Existem protetores térmicos para todos os tipos de cabelo. A escolha do produto deve ser individualizada, ou seja, deve-se levar em conta o seu tipo de fio. Veja o indicado para o seu, segundo Bertolucci:

  • Cabelos finos: a melhor escolha pode ser um protetor líquido ou até mesmo em spray, pois não causam aquele peso nem deixam aspecto de oleosidade excessiva nos fios.
  • Cabelos com fios grossos: necessitam de nutrição, mais especificamente em creme, com silicones que hidratam e mantém o equilíbrio dos fios.
  • Cabelos cacheados: dar preferência para protetores térmicos que definam e controlem o volume.
  • Cabelos crespos: se o seu cabelo for crespo e cacheado, a melhor opção são os cremes. Mas se for crespo do tipo mais fino, opte por sprays.

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto