Cabelo 3B: como identificar e cuidar dos seus cachos

Carolina Ferreira

Saiba como cuidar deste tipo de cabelo, que se define pelo cacho pequeno e bem definido

O cabelo tipo 3B precisa de muita hidratação. © iStock/javi_indy


Cabelos cacheados precisam de muita hidratação e cuidado. Mas, antes de definir o tratamento adequado é preciso saber qual é o seu tipo de cacho. Os fios encaracolados podem variar muito entre si - existem cachos mais largos, outros mais estreitos,  que começam a partir da raiz ou do comprimento, etc -, e isso influencia na hora de escolher os cuidados para as madeixas. 

O chamado cabelo 3B é um tipo de cabelo cacheado com cachos bem definidos, pequenos e com elasticidade. Esses fios têm espirais por todo cabelo, alguns mais abertos e outros mais fechados. A raiz é mais lisa e os fios vão encaracolando conforme a extensão do fio. Os cachos são menores, mas com definição.

Como o cabelo 3B é bem encaracolado, a oleosidade demora para chegar da raiz às pontas. E, devido a sua estrutura, existe maior dificuldade do ativo penetrar na fibra.

"Por isso, existem produtos específicos bem hidratantes para este tipo. Indico produtos com lanolina, macadâmia, manteiga de karitê e argan", diz o hairstylist Ítalo Cardoso, da Esmell Leblon.

O tratamento adequado

Por a raiz ser mais lisa, o tipo 3B sofre muito com o frizz. Para combatê-lo, use mousses ou finalizadores que ajudam a formar os cachos. Não esqueça de amassar com cabelo ainda molhado para formar o cacheado.

O cabelo 3B pode ser lavado um dia sim e outro não, ao menos que a mulher se exercite todos os dias. Neste caso, é indicado a lavagem diária, para a raiz não ficar suja.

"Sobre tratamentos, pode ser feita hidratação e recuperação com aminoácidos de quinze em quinze dias", aconselha Ítalo.

Os tipos de cabelo

O famoso cabeleireiro norte-americano André Walker - que cuidou do cabelo da apresentadora Oprah Winfrey - criou este sistema de identificação das madeixas e as separou em quatro tipos: lisos, ondulados, encaracolados e crespos (veja abaixo), divididos em A e B.  Depois, os profissionais fizeram outro subgrupo, o tipo C. 

 

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto