Saiba como organizar um casamento fora da cidade

Ana Paula Cardoso
Casar-se entre belas paisagens de praia ou campo é uma tendência. Confira algumas ideias de organização para que tudo funcione bem

Casamentos fora da cidade, com belas paisagens, são uma tendências.


Com um belo pôr do sol, o céu foi preenchido por uma cor laranja, já começando a misturar-se ao azul escuro da noite que não tardava em se aproximar. A poética descrição foi feita por Marize Nass, para contar o cenário diante dos seus olhos, em um fim de semana qualquer numa pousada em Búzios, Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Enquanto descansava em uma espreguiçadeira, ao lado do então namorado Hermann Nass, a executiva da área de eventos e comunicação decidiu: quero me casar aqui.

Os casamentos realizados fora da cidade onde residem os noivos têm se tornado uma tendência. Muitos deles partem simplesmente de um desejo de mudança de cenário, outros para realizar sonho de se casar na praia ou no campo. Há ainda os casos em que casal é natural de outra cidade e gostaria de resgatar as origens em um momento tão importante.

Como normalmente se está longe de casa, algumas dicas são fundamentais para não correr o risco de desandar os preparativos do casamento.

O local 

Marize e Hermann inspiram a dona da Pousada-Restaurante Praia da Tartaruga, em Búzios, que acabou fazendo o próprio casamento por lá. Deu certo. Depois foi a vez de Hermann e Marize  se casarem no mesmo ambiente.  Hoje a pousada é especializada em realização deste tipo de evento e já é difícil encontrar um sábado para fazer o casamento por lá este ano. 

Quando o casório é realizado numa cidade distante, pensar em hotéis e pousadas que ofereçam o mínimo de infraestrutura é o ideal. Um local que possa acomodar o casal, parentes e amigos também facilita muito a realização da festa. E, claro, a paisagem deve corresponder ao visual sonhado pelos noivos.

Os serviços

A maior parte das cidades turísticas, seja de praia ou montanha, já conta com uma estrutura mínima para a realização de eventos de todos os tipos. Portanto, o ideal é contratar uma empresa especializada ou mesmo uma cerimonialista local. 

Há noivos que são muito exigentes, caso de Marize e Hermann, que preferiram levar o bufê e o DJ do Rio de Janeiro: "eu trabalho na organização de eventos e sei que a alma de uma festa está na comida e na música. Não quis correr riscos e contratei quem já conhecia", conta a executiva.


A hospedagem

Segundo a cerimonialista Emanuelle Missura, do site Casar é Fácil, não existe obrigação de pagar hospedagem aos convidados, mas fica muito simpático criar um site ou blog  com dicas de como chegar, de empresas de transporte que fazem o deslocamento e lista de pousadas próximas ao local da festa ou cerimônia. 

Mas se o casal quiser ser ainda mais gentil, oferecer hospedagem aos pais e familiares ou amigos mais íntimos (especialmente se esses forem escolhidos para padrinhos) é sempre muito bem-vindo. 

Os convidados

É importante reconhecer que ir a um casamento fora da cidade é sempre um investimento para os convidados. Por outro lado, ao se tomar a decisão de casar fora da cidade, não é preciso ter medo de que de ninguém irá comparecer. 

Ao se casar em locais que exigem deslocamento e pernoite, os casais saberão que aqueles que compareceram à festa têm mesmo muita consideração pelos noivos. É um esforço, financeiro e de logística, que as pessoas não se importam em fazer para prestigiar um momento tão importante de quem é querido.


Os trajes

No caso de festas que serão à beira-mar ou em campo, onde se vai pisar na grama ou areia, é permitido avisar sobre os trajes no convite de casamento. A indicação das roupas adequadas para festa já caiu em desuso para casamentos realizados em perímetros urbanos, mas é válida para eventos em ambientes litorâneos, rurais ou campestres.

"Eu pedi para que as pessoas fossem ao meu casamento de roupas claras ou brancas e de sapatos baixos, sandálias rasteirinhas, Fiz a cerimônia e a festa em cima de um deck, como as mulheres iriam dançar de salto alto com as ranhuras do piso? Achei importante avisar", comenta Marize Nass, que se casou em um fim de tarde de verão em Búzios.

Os noivos também podem se vestir de forma mais descontraída. Muitos casais optam por ficarem descalços. Os homens não precisam estar de terno e ficam lindos em roupas claras, quando os casamentos são realizados ainda com a luz do sol.

Copyright foto: iStock

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto