Casamento à beira-mar pede simplicidade e atenção aos detalhes

Jessica Krieger
Trajes formais? Decoração com cores quentes? Sapato de salto ou sapatilha para a noiva? Veja dicas que vão ajudar os noivos que escolheram trocar alianças junto ao mar

Casar na praia é o sonho de muitos casais; saiba como torná-lo realidade.


Realizar uma cerimônia de casamento na praia é a concretização do sonho de muitos casais apaixonados. Cenários de tirar o fôlego podem ser um atrativo a mais para o grande dia, mas também uma grande dor de cabeça se os noivos não se organizarem para planejar a troça das alianças pertinho do mar.
 
Os preparativos são basicamente os mesmos de uma festa de casamento tradicional, mas o casal precisa focar ainda mais nos detalhes. O primeiro passo é sempre escolher da data e estipular o valor que será gasto. “Os noivos precisam ficar atentos na estrutura que será usada para a cerimônia, se será na areia, um gramado ou local específico em frente à praia e, claro, ornar toda essa estrutura com a decoração desejada”, aconselha Isabella Ciampagli, assessora de casamento e fundadora do Cheers Off, evento especializado na área.

 
Com cerimônia mais despojada e intimista, o casamento na praia exige muito cuidado na hora de escolher o local, afinal a paisagem será o principal trunfo da festa. “O ideal é aproveitar a luz do fim da tarde, que tem um clima agradável e não expõe os convidados ao sol forte”, diz Isabella. “Para definir o local, é importante equilibrar a informalidade da praia com uma estrutura básica de um casamento”, completa a especialista. 

É preciso ter em mente, entretanto, que muitas regras que valem para as cerimônias convencionais não se aplicam ao “sim” pé na areiaConfira algumas dicas de Isabella Ciampagli que vão ajudar os noivos que escolheram trocar alianças à beira-mar:
 

Espaço

O local precisa ser aconchegante e intimista. Além de fácil acesso aos convidados, é importante que tenha uma cobertura (caso chova) e estrutura básica para um casamento, como espaço para o altar, cadeiras, etc. Se não tiver, lembre-se que a locação destes itens são gastos extras que podem estourar o orçamento do casal.

Decoração

Arranjos grandes e com flores pesadas estão descartados. Afinal, nada pode competir com um mar azul e cristalino. Escolha elementos naturais que combinem com a paisagem, como flores do campos e folhagens verdes.
 

Trajes

Nada de vestidos longos ou ternos de gala. Nesta cerimônia mais intimista, os convidados podem abusar de trajes mais informais. Para as mulheres, vestidos fluidos; para os homens, camisas de tecidos leves. A praia não combina com salto agulha, então, opte por sapatos baixos. Ternos e gravatas também são dispensáveis.  
 

Vestido de noiva

A regra dos convidados também funciona para a noiva: eleja vestidos com fluidez, rendas delicadas, transparência e opções que chamem a atenção sem ter brilho. Uma boa opção é apostar nos detalhes, como alças desenhadas e trabalhadas - elas trazem a sensualidade que a noiva deseja e deixa o vestido leve para a temperatura da praia.
 

Comidas e bebidas

O menu precisa estar recheado de comidas leves e bebidas com frutas. Um buffet "finger food" pode ser uma alternativa, já que são alimentos servidos para comer em pé com as mãos, com uma variedade grande e pequenas porções. Caso prefira um almoço ou jantar leve, saladas, carnes e peixes são ideais, de preferência servidos à francesa. 

Copyright foto: iStock

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto