Conheça os segredos da mesa de doces perfeita para o casamento

Jessica Krieger
Bolo, bem-casado e chocolate não podem faltar assim como confeitos que oferecem sensações especiais aos convidados. E tudo tem que combinar com a decoração e estilo da festa!

Tom da decoração e doces devem estar na mesma sintonia.


A mesa de doces ganhou ares de protagonista na festa de casamento por trazer delicias que são servidas aos convidados após o jantar ou coquetel. Este espaço vistoso, que leva o bolo e guloseimas ricamente elaboradas, precisa estar de acordo com a decoração da festa e ainda agradar os mais diferentes paladares.
 
Especialistas em casamento recomendam que os noivos devem servir, no mínimo, cinco docinhos por pessoa e investir na variedade de cores e sabores para que tudo fique coordenado com o estilo da celebração. “A mesa de doces para noivas mais clássicas, que seguem tons mais brancos e perolados, seguem essa referência com pérolas e brilhos prateados comestíveis e decoração com prataria, espelhos usados como bandejas e flores claras”, explica Karina Zoca de Oliveira, da AB Eventos. 

Mix de sabores

A empresária afirma que a mistura entre tons e texturas é a tendência de hoje quando o assunto é a mesa de doces. Guloseimas com chocolate continuam em alta, com toques de pistache, café e Amarula. “Bombons com a fruta physallis, decoração impecável devido à apresentação da própria fruta e o sabor azedinho, dão o charme na mesa”, acredita Karina.
 
Um mix de sabores gera uma experiência sensorial junto aos convidados, que geralmente aguardam ansiosos pelos doces da festa. Basta usar a criatividade para inovar em ingredientes e preparos: que tal usar estalinhos de chocolate que explodem na boca ou pequenos caramelos que mesclam frutas e um gostinho amargo? 

Em casamentos mais econômicos, os doces caros com damasco e nozes, por exemplo, são substituídos por opções descoladas como brigadeiro de colher. Já nas festas de arromba com orçamentos encorpados, os noivos surpreendem os convidados fazendo uma interação com um chef, que finaliza os doces na hora, utilizando maçaricos, caramelização e confeitos especiais.

É importante escolher doces que agradem ao paladar da maioria dos convidados.


Atração principal

Nos casamentos atuais, o bolo é muito mais importante para a decoração da mesa de doces que para a sobremesa propriamente dita. E não basta ser delicioso, a aparência também é importante. O bolo com andares sempre surpreende e não é de hoje. A história do bolo de andares surgiu no século XVI, com Catarina de Médici, que escolheu um com várias camadas para sua boda. Naquela época, a altura dos bolos dizia o quão nobre eram as famílias.
 
De lá para cá, os bolos ganharam novas versões: eles são altos e vistosos, mas na maioria das vezes falsos e servem só como decoração para a mesa de doces. “Os preferidos pelas noivas são os que possuem 3 andares, com flores em açúcar, geralmente aqueles modelos mais clássicos”, diz a assessora de eventos Camila Relva.
 
Os sabores (e valores) podem variar de acordo com o paladar e também a personalidade dos noivos. Recheios de brigadeiro, beijinho, doce de leite e morango com chantili estão entre os favoritos em bolos tradicionais. Para casais e festas mais modernas, o naked cake e o Red Velvet estão em alta e, além de deliciosos, também contribuem com a decoração da mesa de doces. 

O que não pode faltar?

Confira abaixo o que não pode faltar na mesa de doces e ainda algumas dicas práticas das especialistas Camila Relva e Karina Zoca de Oliveira  sobre como deixar o espaço ainda mais atraente:
 
- Ter variedade de doces e uma boa quantidade para que a mesa fique cheia e vistosa;

- Escolher forminhas que combinem com a decoração da festa;

- Ter opções com chocolate, que agrada a todos;

- Escolher doces bem decorados e de formatos que chamem atenção;

- Bolo e bem casado não podem faltar. Por mais que sejam clichês, são esperados pelos convidados;

- Deixar o bolo bem decorado na parte central da mesa (pode até ser cenográfico);

- Agregar tudo que mexa com a sensorialidade dos convidados;

- Selecionar belos arranjos florais, prataria e espelhos para valorizar ainda mais a mesa;

- Ter uma copeira para mantê-la sempre organizada, reposta e limpa.

Copyright foto: iStock

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto