Festa de noivado: dicas para organizar a comemoração

Jessica Krieger
O anúncio do casamento à família pede uma festa intimista e bem organizada. Saiba como planejar a sua!

As tradicionais festa de noivado estão em alta.


As festas de noivado perderam espaço nos últimos anos, mas estão de volta com o resgate do romantismo e da tradição. Se durante algum tempo estas comemorações eram vistas como cafonas ou fora de moda, hoje elas recuperaram o status de compromisso dos noivos com suas respectivas famílias e são um aquecimento para o grande dia. 

Após o pedido de casamento, muitos casais estão optando por realizar um almoço ou jantar íntimo para reunir os parentes mais próximos e comemorar o noivado. "A festa de noivado é o anúncio principal da união de duas famílias. E o tema família está super em alta! Desta forma, os noivos vão entrando no clima do casamento, se entretendo com esses eventos de maneira que não fique apenas todo o foco do casal no dia da celebração, mas sim em divididas partes do processo”, acredita Danilo Fortes Gravina, da For Same. 

Simplicidade em família

É claro que existem casais dispostos a gastar altas somas para fazer um mega evento e anunciar o casamento. Mas, tradicionalmente, a festa de noivado não requer grandes preparativos nem muito investimento. Com o foco na família, os noivos devem pensar em uma celebração informal e que represente o estilo dos dois.

Um jantar em casa, no estilo self service, com pratos mais elaborados e uma decoração simples é uma boa opção. O casal pode oferecer, ainda, um almoço no jardim ou uma banquete com comidas típicas de culinárias árabe, italiana ou japonesa, por exemplo, que têm tudo para agradar os convidados. 

Para os mais descolados, um coquetel com finger food e até mesmo um delicioso churrasco pode ser o prato principal da festa. “O noivado não é propriamente uma comemoração, e sim uma formalidade da boa educação e respeito aos mais velhos. Por isso, uma recepção em casa é o mais apropriado”, acredita o cerimonialista Junior Donatto.

Decoração minimalista

Por se tratar de uma cerimônia íntima, realizada apenas entre pessoas do círculo familiar e até mesmo em casa, a festa de noivado não pede uma decoração exagerada. Bem no estilo “faça você mesmo”, os noivos podem apostar numa decor simples, porém criativa, com arranjos de flores do campo coloridas além do charme das rosas - que podem ser entregues às mulheres ao final do evento. 

Em lojas populares, é possível encontrar várias opções de peças para decoração e lembrancinhas para os convidados. Potinhos de vidro com amêndoas saem por R$ 3,00 e são sempre lembranças gostosas e de baixo custo. “Se o casamento terá um conceito, o mesmo deveria ser iniciado desde o primeiro evento até o último. Atualmente referências vintage tem feito o maior sucesso”, completa Gravina. 

Dicas para não exagerar

Um jantar simples em família resume bem o pedido de casamento, com champanhe e vinho para comemorar o noivado;

Convide apenas membros das duas famílias, parentes e amigos próximos;

Não peça presentes e tampouco cobre isso das pessoas. Se alguém levar por espontânea vontade, aceite e agradeça prontamente;

Decoração com flores do campo são baratas e podem ser adquiridas facilmente;

Escolha músicas românticas para o ambiente; 

Reserve os gastos mais altos para o dia do casamento e não para a formalidade do noivado. 

Copyright foto: iStock

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto