Conheça a tradição das bodas de casamento

Ana Paula Cardoso

Bodas de papel, marfim ou cristal? Entenda a tradição e descubra o nome de cada aniversário de casamento

Bodas de casamento: os 10 anos são os novos 25. E os 40, os novos 50.


Aniversário de casamento, ou as bodas de casamento como também é chamado, é uma das efemérides mais celebradas na sociedade. E numa era de relações pouco duradouras, o importante é não deixar passar em branco logo no início.

Seja no primeiro ou décimo ano, o momento em que se começa a comemorar a data depende do estilo de cada casal. “Há quem  comece a comemorar bodas de casamento  logo no primeiro mês de casados. E, com a facilidade da internet, não é difícil encontrar o significado dessas comemorações e formas criativas de fazê-las”, diz o mestre de cerimônias e celebrante de casamentos, Rafael Faria. 

Tradição das bodas de casamento

Os nomes das bodas de casamento têm origem não confirmada. Mas o certo é que os nomes partiram de uma tradição dos antigos reinados europeus, nos quais o casal nobre que chegasse até os 25 anos de casados ganhava uma coroa de prata. Aos 50, coroa de ouro.

Com a evolução da sociedade até os tempos atuais, foram sendo adaptadas as bodas de casamento a outras referências. Mas foi mantida a tradição de quanto mais antiga for a união, mais valioso é o material associado ao aniversário  de casamento. 

E a ideia da celebração é o casal oferecer um ao outro um presente que remeta ao tipo de boda que estejam comemorando. No primeiro ano, por exemplo, as bodas de papel podem ser celebradas com uma simples troca de cartas de amor

Primeiros meses? Bodas de beijinho e sorvete 

As bodas de meses começam a ganhar espaço, não por acaso. Seja pelos ‘recasamentos’, as segundas ou terceiras bodas de quem se separa e refaz a vida amorosa, ou pelo fato de as pessoas estarem casando cada vez mais tarde. 

No primeiro mês de casamento são comemoradas bodas de beijinhos - com referência ao docinho feito com doce de leite e coco ralado, comumente servido na festa de casamento. 

“No segundo mês são bodas de sorvete. E o que mais vemos são casais saboreando essas delícias no dia do ‘mesversário’ de casamento”, conta o celebrante de casamento. 

Bodas de casamento: os 10 anos são os novos 25

Apesar de as celebrações de bodas de casamento começarem cada vez mais cedo, as mais tradicionais são mesmo as festas anuais. Cada boda tem um significado e um objeto associado a ela. A partir do primeiro ano, os aniversários de casamento já merecem um brinde. 

E se, diferente de nossos avós, as Bodas de Ouro, estão cada vez mais distantes da realidade, os casais têm optado por festejar, com pompa e circunstância, outra ‘data redonda’: as Bodas de Zinco, o 10º ano da troca de alianças.

“Creio que os 10 anos são os novos 25 nas comemorações de bodas de casamento. Os casais têm casado na faixa dos 30 e não mais nos 20. Daqui a alguns anos, não teremos mais Bodas de Ouro e sim, no máximo, as de Esmeralda (40 anos)” opina Edila Porto, assessora de eventos e cerimonialista de casamentos.

As bodas de casamento ano a ano

Celebrar bodas é uma forma de renovar os votos do casamento, lembrar das juras de amor e dos valores que uniram essas duas vidas. De acordo com especialistas, devem lembrar que o melhor para o casamento é a maturação.

"Ao olharem para suas alianças, os casais devem ter a consciência que um dia esse anel foi pedra bruta, então lapidada para se formar o símbolo perfeito da união. E dessa forma deve ser o casamento", ensina o cerimonialista Rafael Faria.

Veja a lista completa, preparada com a ajuda dos especialistas, das bodas de casamento ano a ano:

1º - Bodas de Papel

2º - Bodas de Algodão

3º - Bodas de Couro ou Trigo

4º - Bodas de Flores, Frutas

5º - Bodas de Madeira ou Ferro

6º - Bodas de Açúcar ou Perfume

7º - Bodas de Latão ou Lã

8º - Bodas de Barro ou Papoula

9º - Bodas de Cerâmica ou Vime

10º - Bodas de Estanho ou Zinco

11º - Bodas de Aço

12º - Bodas de Seda ou Ônix

13º - Bodas de Linho ou Renda

14º - Bodas de Marfim

15º - Bodas de Cristal

20º - Bodas de Porcelana

25º - Bodas de Prata

30º - Bodas de Pérola

35º - Bodas de Coral

40º - Bodas de Esmeralda

45º - Bodas de Rubi

50º - Bodas de Ouro

55º - Bodas de Ametista

60º - Bodas de Diamante

65º - Bodas de Platina

70º - Bodas de Vinho

75º - Bodas de Brilhante ou Alabastro

80º - Bodas de Nogueira ou Carvalho

85º - Bodas de Girassol

90º - Bodas de Álamo

100º - Bodas de Jequitibá

Copyright foto: iStock

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto