Saiba mais sobre as damas de honra adultas

Fernanda Lima

Também chamadas de demoiselles, as damas de honra são, geralmente, irmãs, primas ou melhores amigas da noiva e podem ajudar na organização do casamento

Conheça o papel da dama de honra adulta no casamento.


Em 2011 o mundo foi surpreendido por uma dama de honra diferente. Aos 28 anos, Pippa Middleton, irmã de Kate Middleton, conduziu as crianças ao altar no casamento da duquesa de Cambridge com o Príncipe William. A moda da dama de honra adulta, que já era tradicional na Europa e na América do Norte, logo se espalhou pelo mundo, inclusive aqui no Brasil, e Pippa virou uma das maiores fontes de inspiração.

Segundo cia Albuquerque, especialista em assessoria e cerimonial de casamentos da Blessed Cerimonial, a função da dama de honra adulta, também chamada de demoiselle (do francês, que significa donzela), pode ser levar as alianças, pequenos buquês, pétalas ou o que os noivos preferirem ao altar. Ajudar na organização de eventos que precedem o casamento, como o chá de panela ou despedida de solteira, é também papel das damas de hora.

Elas podes ainda auxiliar na escolha do bolo e na prova de vestido. “Ela deve dar apoio à noiva, assim como vimos Pippa Middleton dando ajustes finais antes da Kate entrar no altar e ainda levando o seu véu”, explica, Adriana Shibata, proprietária da Santoê Eventos.

Porém, é preciso ter um limite nesta ajuda oferecida pela dama de honra. "Muitas noivas usam suas damas de honra adultas como cerimonialista, o que é desaconselhado, a não ser que ela trabalhe como profissional da área. Do contrário, ela pode não saber lidar com possíveis imprevistos que podem prejudicar o grande dia”, sugere Lícia.

Dama de honra ou madrinha?

Já que as funções da dama de honra adulta e da madrinha são tão parecidas, qual é a diferença entre elas? Segundo Lícia, a principal diferença entre elas é o acompanhante. "As damas de honra entram sozinhas. Também são caracterizadas por, na maioria das vezes, usarem vestidos iguais ou tons muito parecidos. Além de ser comum entrarem com um mini buquê - que pode ser uma miniatura do da noiva ou apenas uma inspiração”, explica a cerimonialista.

Como a moda ainda é nova no Brasil, as regras podem variar. Em relação à quantidade de damas de honra, Adriana explica que é comum até 4 mulheres, lembrando que, este numero não exclui a participação de crianças no cortejo. "A daminha e o pajem sempre podem estar presentes, como florista, carregando as aliança, etc. Alguns noivos não têm parentes crianças, por isso optam só pelas demoseilles”, esclarece a expert.

Ter damas de honra adultas também não exclui a participação das madrinhas no grande dia. Além disso, no caso dos homens, apesar de ainda não existir a moda do "pajem adulto", a escolha fica a critério do noivo, que pode sim escalar um amigo para subir ao altar sozinho. 

Quem são as damas de honra adultas?

As demoiselles são, geralmente, irmãs, primas ou com algum grau elevado de importância para a noiva, que considera que elas mereçam um destaque especial no grande dia. "São pessoas que sempre foram ligadas à noiva, não necessariamente ao casal”, explica Adriana. Elas devem entrar na cerimônia logo após os padrinhos e, preferencialmente, em duplas.

Já o look da dama de honra adulta depende da noiva. "A moda recente é que a noiva escolha uma cor específica para todas as damas usarem, ou um tom bem parecido entre elas. Caso elas optem por cores diferentes, o modelo deve ser igual. Lembrando sempre que a estrela do dia é a noiva. Então o ideal é sempre ter uma conversa entre damas e noiva para não haver nenhuma surpresa desagradável que possa abalar o relacionamento entre elas”, sugerem as duas profissionais. 
 

Pippa Middleton ajudou a irma, Kate Middleton, a ajustar o vestido no dia do seu casamento.


Copyright foto: iStock e HUSSEIN SAMIR/SIPA

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto