Como organizar um brunch de casamento?

Jessica Krieger

A opção pelo brunch tem sido cada vez mais comum entre os casais que desejam praticidade na hora de celebrar as bodas

A hora do brunch: opção econômica e prática para comemorar o enlace. © iStockphoto.com


Muito comum em países da Europa e nos Estados Unidos, o brunch ganha cada vez mais aceitação por aqui, especialmente entre os noivos que desejam fazer algo novo e inovador para o casamento. A palavra brunch em inglês significa uma mistura de café da manhã (breakfast) com almoço (lunch), ou seja, é uma combinação de elementos presentes nestas duas refeições.

Normalmente realizado das 10 às 15 horas, o brunch de casamento é ideal para casais que buscam versatilidade na celebração das bodas, já que este evento pode ser realizado em um espaço mais informal. E até mesmo na própria casa.

Além de ser uma forma de economizar na festa de casamento, pois um brunch feito pela manhã dispensa itens como iluminação, por exemplo. É uma forma despretensiosa de celebrar e, ao mesmo tempo, elegante. 

“Recentemente os casamentos estão mudando um pouco no seu perfil. Além de diminuir no número de convidados, também se está optando por casamentos durante o dia. Neste caso acabam escolhendo por um brunch e algo mais intimista sem a ‘bagunça’ e a opção ‘balada’ da noite”, acredita o chef Eric Thomas do Tantra Mongolian Grill. 

Cardápio leve

O chef Thomas explica que uma das vantagens do brunch é realizar uma festa mais exclusiva, feita sob medida para o casal. Geralmente, este tipo de evento agrada todos os paladares, pois a variedade de comida é grande.

Por ser realizado em um horário entre duas grandes refeições, o ideal é mesclar itens do café da manhã com alimentos mais encorpados, como tortas, por exemplo. E, por isso, não há necessidade de investir em pratos pesados e sim em carnes e molhos mais leves, com opções de canapés mais lights e até finger food.

“Com luz do dia, tudo fica mais claro e criativo desde as bebidas até a decoração e ambientação do local. Saladas, peixes, tortas, bebidas como bellini, ponche e sangrias são algumas possibilidades”, completa. 

O chef Mario Galluzzi, do Cozinha de Afeto, recomenda que sejam servidos mini sanduíches, tábuas de frios e queijos, bolos, pães variados, geleias, compotas, pão de queijo, entre outros. Tudo isso somado a itens mais substanciosos, como quiches, massas e até risotos. “Por ser mais prático, pois normalmente é servido no sistema de buffet”, conta. 

Galluzzi acredita que um brunch de casamento combina com drinks que levam espumante e champagne, além de vinhos mais leves e sucos. Mas, dependendo do perfil dos noivos, a bebida alcoólica pode até ser dispensável. 

Decoração

Por ser realizado durante o dia, a festa pede uma decoração em tons mais claros e naturais. “Esse tipo de evento é bem mais descontraído, portanto a decoração deve seguir o mesmo estilo!”, diz a especialista Nani Magalhães, do ateliê que leva o seu nome. 
 

Modelo de mesa de um brunch: tons claros e arranjos de flores pequenos. ©  iStockphoto.com


No caso das flores, a dica é optar por aquelas da estação ou do campo, em arranjos simples e elegantes ao mesmo tempo. “Flores são sempre bem vindas e alegram o ambiente. Na hora de escolher os arranjos florais opte pelos arranjos mais baixos para que as pessoas possam se comunicar com facilidade”, acrescenta. 

Carmen Ribeiro, executiva de eventos do Buffet Colonial, afirma que os noivos podem economizar muito neste quesito, já que o brunch exige menos mobiliário. “Todas as comidas e bebidas são montados em aparadores. É uma celebração mais simples e intimista”, esclarece.   

O que vestir?

Para um brunch, os convidados não podem exagerar em roupas com brilho ou muito extravagantes. É importante lembrar que a celebração acontece durante o dia mas que, ainda assim, trata-se de um casamento. Por isso, peças muito informais não são recomendadas, assim como trajes que eventualmente seriam usados numa festa à noite. 

“O traje para esse tipo de evento é o esporte fino”, diz Nani. Como a escolha da roupa pode gerar dúvidas entre os convidados, é importante que os noivos coloquem dicas e sugestões no site de casamento.

Dicas para realizar um brunch

Carmen Ribeiro dá algumas dicas para os casais que estão pensando em fazer um brunch de casamento. Confira: 

  • Não deixe de escolher uma empresa com experiência na realização de brunchs, que é fundamental para o sucesso da cerimônia; 
  • Utilizar flores da estação na decoração do local é uma ótima dica para economizar;
  • Como é uma cerimônia durante o dia, não é necessário investir em iluminação;
  • Utilizar poucos mobiliários e optar para que a maioria dos convidados fique em pé.

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto