Biografia de casamento: a nova tendência entre os noivos

Ana Paula Cardoso

Transformar a história de amor do casal em literatura pode ser tão emocionante e tocante quanto as fotos e vídeos da cerimônia

Biografia de casamento: o registro em forma de literatura da história de amor. © iStockphoto.com


Toda história de amor vale a pena. Mesmo a aparentemente mais corriqueira, não importa, nas mãos de um escritor pode se transformar em um romance digno de best-seller. Não por acaso, os casais envolvidos com seus preparativos de casamento começam a optar por terem suas histórias contadas por quem tem o dom da palavra: são as biografias de casamento.

"A escrita da biografia, ou seja, a história do casal, tem como objetivo ir para o site dos noivos ou mesmo para o celebrante integrá-la à sua fala ou para algum amigo, padrinho ou parente ler. Algumas vezes, são escritas para os próprios noivos dizerem durante a cerimônia", conta Chris Fuscaldo, escritora, e fundadora do Vosdeclaro (biografias de noivos, escrita de votos e celebração de casamentos). 

Casamento em cordel

Além da biografia, hoje a jornalista e escritora também celebra casamento e escreve os votos - aqueles dizeres dos noivos um para o outro na hora da troca de alianças. A ideia inédita da biografia de casamento começou a  ser trabalhada de forma profissional pela escritora Chris Fuscaldo em 2014. Autora de Discobiografia Legionária (Ed.Leya) sobre a obra do grupo de rock Legião Urbana, Chris teve como "experimento" o seu próprio casamento

A criadora do Vosdeclaro conheceu seu marido, Marco, no Carnaval de Olinda (PE) e acabou escrevendo a história do encontro e do relacionamento dos dois em forma de cordel. Durante a celebração da união, um amigo baiano do casal fez a leitura do cordel, que se chamou O amor em três atos: do Carnaval ao casamento. 

Detalhe: a leitura foi feita durante a cerimônia na Igreja, com a  permissão do Padre. A partir daí, surgiu a vontade de oferecer esse "serviço", de fazer a biografia de casamento em forma de literatura, profissionalmente.

"Tive vontade de começar a fazer mais isso porque ouvi de muitos amigos homens que nosso casamento tinha sido o mais bonito a que eles tinham assistido. E muitas amigas mulheres começaram a me pedir para fazer textos para os casamentos delas", conta Fuscaldo.

Todas as formas de dizer o amor

Cada vez mais os noivos querem a sua marca, a sua cara em seu casamento. Fotos menos posadas e mais espontâneas. Vídeos com entrevistas aos convidados. Celebrantes não-convencionais. Tudo isso já está virando praxe. Agora, com a biografia do casamento, uma outra vertente se abre: a de dar acesso aos convidados do casamento à história do casal.

"Eu não gostava de ir a casamentos porque, normalmente, chegava sem saber nada sobre um dos noivos e saía ainda sem saber. A maior parte dos casais se preocupa em oferecer a melhor comida, os melhores doces, a melhor música, mas não pensava que a história deles seria o que de fato os aproximaria dos convidados", reforça Chris Fuscaldo.

E para quem acha sua história de amor banal, a especialista do Vosddeclaro é enfática: até hoje, todos os casais a inspiraram da mesma forma.

"Todas as histórias são interessantes, o que às vezes falta aos casais é eles mesmos perceberem isso. Com minha experiência de anos como jornalista e biógrafa, tenho muita facilidade para escarafunchar até achar o que há de melhor em cada história", diz Chris.

E o resultado tem sido casais surpresos e muita emoção durante a celebração. Através de histórias verdadeiras, contadas por uma especialista em escolher as palavras mais certas.

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto