Dicas para escolher a roupa do noivo

Jessica Krieger

Smoking, fraque ou terno: saiba quais são os trajes mais usados e como combinar a roupa do noivo com o estilo do casamento

Com antas opções, uma mãozinha da noiva pode ajudar na melhor escolha. © iStockphoto.com/Stas_Uvarov


Em um casamento, o traje do noivo é tão importante quanto o vestido da noiva. E assim como ela, o homem também precisa escolher um modelo que cai bem, combine com seu estilo pessoal e também da festa.  

Tanto o vestido da noiva quanto a roupa do noivo devem conversar entre si: se ela eleger um modelo clássico, como sereia ou princesa, ele deve procurar um traje na mesma linha. É importante, ainda, procurar com antecedência para dar tempo de fazer os ajustes, caso sejam necessários. 

"O noivo tem que respeitar o seu estilo antes de tudo. Estar bem vestido tem a ver com estar de bem com o próprio estilo. O noivo tem que se sentir à vontade com a escolha que fez para o grande dia”, acredita o estilista Ricardo Almeida. 

Opção de cores 

Os ternos pretos e grafite estão entre os mais utilizados, especialmente em festas clássicas realizadas à noite. Uma camisa branca, gravata sóbria (ou borboleta) e colete completam a produção com a elegância que a ocasião pede.  

“Noivos tradicionais, que casam à noite, podem inovar usando o dark blue, uma nova aposta para o estilo tradicional”, afirma o estilista. “Para os noivos que desejam sofisticação e um dose de inovação, a cor marsala (vinho bem escuro) é a sugestão. O homem fica elegante e ainda ganha protagonismo com o traje escolhido, imprimindo bem a sua personalidade”, completa. 


Para casamentos realizados durante o dia, na cidade ou no campo, tons de azul mais claros e até padronagem xadrez, seguindo o estilo vintage, são ótimas opções. Na praia, o traje pode ser mais descontraído, em nuances na cor palha. A informalidade da cerimônia também reflete no look do noivo, que pode optar por uma calça de linho e camisa – sem blazer ou sapato social. 

Inspirações de trajes do desfile de Ramon Sanjurjo. © iMAXtree

Tipos de trajes

A oferta de roupas para noivos também é grande. Por isso, é importante conhecer cada um dos modelos antes de escolher. Confira os principais tipos de trajes e com quais tipos de casamento eles combinam:

Smoking – clássico americano, utilizado especialmente em eventos de tapete vermelho. Normalmente, tem paletó com lapelas de cetim e é usado com camisa branca e gravata borboleta preta. É indicado para cerimônias tradicionais e à noite.

Fraque – clássico para festas de gala, tem o paletó mais curto na frente e longo atrás. O blazer pode ser da mesma cor da calça ou em tons de cinza. Também existe a versão chamada meio-fraque, com comprimento mais curto. 
Casaca – parecido com o fraque, possui paletó mais curto na frente e bipartido atrás, como uma cauda. É usado com gravata borboleta branca ou preta e calça na mesma cor do paletó.

Terno – também conhecido como costume, é o traje mais comum para os noivos. Elegante, nunca sai de moda e pode ser utilizado em diversos estilos de casamento – basta eleger uma cor que esteja de acordo com o estilo da celebração. 
 

Fraque, terno cinza e o inusitado marsala de Cleofe Finati by Archetipo. © iMAXtree

Acessórios para noivos

A escolha da gravata deve ser feita com atenção: ela pode ser slim, em um modelo mais fino e descontraído, tradicional ou borboleta. Em casamentos realizados durante o dia, a cor pode variar de tons vivos até estampas. À noite, tonalidades sóbrias deixam o look mais polido. Muitas noivas pedem que os padrinhos também usem o mesmo modelo e tom de gravata do noivo – o que traz harmonia e muito estilo. 

Já para os sapatos, o estilista Ricardo Almeida dá a dica: noivos mais tradicionais que casam à noite e na igreja devem optar pelo sapato social. “Os que casam na praia podem ir de mocassim sem meia ou até mesmo tênis branco e sandálias. Quem casa no campo, à tarde, pode ir com sapato mais informal, como um brogue marrom. A regra é respeitar o estilo do noivo e da cerimônia” finaliza. 

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto