Cuidados com a pele devem ser redobrados no verão

Jessica Krieger
A exposição excessiva ao sol pode causar queimaduras, envelhecimento precoce e até mesmo câncer de pele

Um dos principais fatores do envelhecimento da pele é a exposição aos raios nocivos do sol.


Com temperaturas elevadas e maior incidência dos raios solares, a pele necessita de cuidados especiais. Todos os prazeres que envolvem o verão, como ir à praia, curtir a piscina ou praticar esportes ao ar livre, agridem a camada mais extensa do corpo se ela não estiver protegida.

Além disso, o calor estimula as glândulas sebáceas e diminui a hidratação da pele, o que pode piorar inflamações e vermelhidão bem comuns nessa época do ano. Dessa forma, há “o aumento da oleosidade, principalmente na zona T da face e do couro cabeludo, e desidratação das partes que são mais secas, como pernas, pés e braços”, enumera a dermatologista Renata Soares Ayd.  

Proteção x hidratação da pele

No verão, não pode faltar no nécessaire um protetor solar, com alto fator de proteção contra os raios UVA e UVB. Mesmo ficando embaixo da sombra de um guarda-sol.  No mercado, diversas marcas disponibilizam produtos com fórmulas atualizadas, textura mais leve e até tonalizantes discretos que aumentam a proteção contra o surgimento de manchas escuras na pele. 

Para auxiliar na hidratação da cutis, óleos minerais à base de sementes de uva ou rosa mosqueta e as manteigas vegetais, como karité. “A ureia é uma substância muito utilizada em produtos para este fim, mas deve ser evitada pelas grávidas”, esclarece Renata. Também são recomendados o uso de hidratantes labiais e água termal, que é uma ótima opção para deixar na bolsa e borrifar no rosto naqueles dias de calor intenso. Tudo isso combinado a uma alimentação leve, rica em frutas e minerais, e a ingestão de líquidos para deixar a pele mais viçosa.

A dermatologista Renata Soares Ayd passou algumas dicas para as mulheres manterem a pele bonita e hidratada no verão: 

Tomar banhos com água mais fresca e utilizar sabonetes e óleos hidratantes;

Para mulheres que preferem banhos mornos, usar água fria ao menos nos cabelos e no rosto;

Usar maquiagens mais leves, principalmente em pó, que ajudam a absorver a oleosidade e não derretem nem escorrem;

Borrifar água termal na pele, mesmo por cima da maquiagem;

Abusar do protetor solar com alto FPS;

Para quem sofre de rosácea, há cremes específicos que podem ser prescritos por um dermatologista para minimizar a vermelhidão que acontece durante o dia; 

Para banho de sol, prefira horários antes das 10 da manhã e depois das 4 da tarde. 

Copyright foto: iStock

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto