Plástica no nariz: conheça as orientações médicas para quem quer fazer a rinoplastia

Fernanda Lima
Médicos orientam sobre os cuidados no pré e pós-operatório e enumeram os mitos sobre a rinoplastia

O primeiro passo antes de realizar a rinoplastica é encontrar um profissional qualificado e com ele traçar os planos da cirurgia.


O nariz ocupa a região central da face e é considerado um dos principais pilares da belezaMas nem todo mundo está satisfeito com o formato desse importante órgão do corpo humano. Por isso, as plásticas faciais têm se tornado frequentes nas clínicas de cirurgia plástica. 

Segundo Eduardo Porto Leite, cirurgião plástico, a cirurgia do nariz, conhecida como rinoplastia, tem a proposta de remodelar e adequar imperfeições e desproporções do nariz.

Contudo, a cirurgia não atende apenas questões estéticas. Ela pode ser a salvação de quem sofre com dificuldades respiratórias por desvio do septo ou o aumento das carnes esponjosas, por exemplo. Também é indicada como reparadora nos casos de deformidades e sequelas provenientes da retirada de tumores, acidentes com traumatismos locais e queimaduras.

Cuidados no pré e pós-operatório

Antes de decidir realizar a cirurgia, o primeiro passo é encontrar um profissional qualificado, de preferência membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Em seguida, é importante conversar com o especialista para decidir o melhor tipo de cirurgia, as possibilidades reais de resultado, as medicações que devem ser suspensas, etc. Além disso, o paciente deve realizar exames indispensáveis, como de sangue e urina. 

Já no pós-operatório, o Dr. Rogério Matoso, cirurgião plástico e diretor clínico da Clínica Diamond (BH), explica que os pacientes são orientados a usar as medicações receitadas, como antibiótico e analgésicos, comunicar anormalidades ao médico, manter um repouso relativo nos primeiros dias, manter hábitos alimentares saudáveis, evitando-se sólidos.

Além disso, o paciente deve evitar exposição solar direta sobre as áreas cicatriciais por pelo menos 60 dias e ser delicado nos cuidados da face e cabelos para não traumatizar o nariz. “É natural a pessoa estar sentindo-se tão bem a ponto de esquecer que fez a cirurgia. Porém, essa euforia pode levar a exageros e causar transtornos no resultado final. Por isso, todo o cuidado no período inicial é fundamental”, destaca Eduardo Leite.

No mesmo dia da cirurgia, o paciente já recebe alta. Marcelo Daher, cirurgião plástico e diretor da Centroplástica da Interclínica do Rio de Janeiro, explica que após a rinoplastia, o paciente utiliza um curativo de plástico moldável durante 6 a 10 dias, e em 90% dos casos é preciso colocar um tampão nas narinas por 12 a 36 horas. Nesse caso, explica que “o paciente precisa estar avisado com antecedência, e se tiver fobia deve treinar antes, fechando as narinas com os dedos quando estiver em casa, antes da cirurgia.”

Também não é qualquer paciente que pode realizar a cirurgia. Adolescentes que não atingiram o completo desenvolvimento da face, (normalmente menores de 16 anos), pacientes que tenham doenças clínicas graves não controladas ou tomam medicações específicas (anticoagulantes, entre outros) estão fora da lista. 

Mitos sobre a rinoplastia

Muito se fala sobre a cirurgia plástica no nariz, mas nem tudo é verdade. Confira alguns mitos recorrentes sobre a rinoplastia:


Após a cirurgia o paciente sente muita dor

O medo da cirurgia e do pós-operatório é um dos fatores que mais afasta pacientes dos consultórios. Eduardo explica que, ao contrário do que imaginam, a cirurgia do nariz não é dolorida. “A maioria das pacientes falam: ‘Doutor, e eu que pensava que ia doer no pós-operatório!’. Diferente da lipoaspiração, a rinoplastia não causa dores. O que pode ocorrer é um desconforto devido a obstrução inicial do nariz, que dura apenas na primeira semana.”


A rinoplastia é uma cirurgia agressiva

Segundo Rogério Matoso, em geral, a rinoplastia não é agressiva. “Ela só é em casos de cirurgias reparadoras ou de retirada de tumores, uma vez que o objetivo da cirurgia é curar o paciente de um câncer.”


Os resultados aparecem logo depois da cirurgia

O processo de recuperação e o resultado final não são tão rápido quanto a maioria das pessoas acredita. “O resultado estético já é visto no primeiros meses, mas de modo geral, o resultado completo ocorre dentro de 6 a 12 meses”, explica o cirurgião Eduardo Porto Leite.

Copyrigh foto: iStock

Anúncio google

2 comentários

A minha irmã fez a rinoplastia (na clínica Montenegro Cirurgia Plástica) para diminuir o tamanho do seu nariz, pois ela achava que ele era muito grande e não gostava. Agora ela está super feliz com seu ‘novo’ nariz! Eu achei que ficou muito bonito e natural, nem dá para ver que ela fez a plástica.

O pós operatório é sempre muito importante, além disso, existe um conteúdo que pode auxiliar em casos de dor no nariz: https://www.drentrega.com.br/bem-estar/dores-e-sintomas/dor-no-nariz-e-normal